terça-feira, 11 de novembro de 2008

CAIM,Gênesis 4:1-26

Caim foi o primeiro homem a nascer sobre a terra. Seu pai era Adão e sua mãe Eva. Caim tinha um irmão chamado Abel. Segundo Gênesis 5:4, teve outros irmãos e irmãs, mas Abel é o mais importante para esta lição. Muitos estudiosos da Bíblia acham que Caim e Abel eram gêmeos, mas a Bíblia não menciona isso.
Quando Caim e Abel cresceram, trouxeram uma oferta a Deus. O sacrifício de Abel foi uma ovelha,o sacrifício de Caim foram frutos e vegetais que produziu.
Há inúmeras opiniões acerca da aceitação da oferta de abel e da rejeição da de Caim.Algums dizem que a ovelha de Abel significava que este confessou seus pecados e pediu o perdão de Deus.Para eles o sacrifício de Caim significava seu orgulho por seu trabalho, sentindo este que não precisava do perdão de Deus.
Há ainda alguns que defendem que Deus rejeitou a oferta de Caim poís vinha da terra,enquanto aceitou o cordeiro de Abel,poís este tipificava a Cristo.
Pessoalmente não creio assim,poís isto seria fazer acepção de pessoas.Se lermos o contexto imediato veremos que "Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR"(Gn4.3);Enquanto "Abel trouxe das primícias do seu rebanho"(Gn4.4).Ou seja,enquanto Caim não teve a menor preocupação de selecionar os melhores frutos e legumes,abel fez questão de escolher as primícias de seu rebanho.
Caim via o culto a Deus como uma mera obrigação religiosa,enquanto Abel tinha em servir a Deus o seu maior prazer.Logo,creio que,Deus se agradou da oferta de Abel, mas rejeitou a de Caim,não pela oferta em si,mas sim,pelo espírito do adorador!
Deus disse a Caim que se arrependesse, mas, recusou-se e ficou tão furioso que matou Abel.
Quando Caim ouviu o julgamento de Deus sobre ele pelo assassinato de Abel, tomou a sua esposa, que era uma de suas irmãs com quem tinha se casado, e foi para longe de Deus, nas terras de Node. Eram terras de peregrinação. Caim e sua esposa tiveram um filho e o chamaram Enoque. Esse não deve ser confundido com o Enoque do capítulo 5; são completamente diferentes.
Depois do nascimento de seu filho, Caim levantou uma cidade, a primeira da terra, segundo a Bíblia, e a chamou Enoque. A partir da descendência de Caim, surgiu grande civilizações. Entre elas havia criadores de gado, músicos, artistas e escultores. Porém, os descendentes de Caim, seguindo seu exemplo, permaneceram distantes de Deus, vivendo na maldade. Vemos o primeiro caso de poligamia e os dois primeiros assassinatos logo nas seis primeiras gerações. Não é surpresa que apenas 1.656 anos depois da criação de Adão, Deus mandou um dilúvio e destruiu toda a perversa descendência de Caim.
Há muitas pessoas como Caim hoje. Isso não significa que necessariamente matam seus irmãos, apesar de alguns fazerem isso. Quero dizer que eles, como Caim, ignoram sua pecaminosidade e estabelecem sua própria justiça, rejeitando Jesus Cristo, o precioso Cordeiro de Deus, e assim tornam-se objetos da ira de Deus eternamente.

Em Cristo,Leonardo Araújo

Um comentário:

nynja disse...

A PAZ DO SENHOR AMADOS ..O SITE DE VCS É MUITO ABENÇOADO ESCLARECE MUITAS DUVIDAS INDEPENDENTE DO GRAU DE ENTENDIMENTO QUE TEMOS.
OBRIDADO POR ME FORNECER ESSE GRANDE ACERVO JA GANHARAO UMA SEGUIDORA FIEL...
DEUS ABENÇOE SEMPRE
ABRAÇO.
DYRCE / BIRIGUI-SP