quarta-feira, 29 de junho de 2011

Série: AO ENCONTRO DE REBECA - Parte 3


PROXIMIDADE

Quando você está em um lugar onde uma mulher tímida não quer nem mesmo fazer contato visual, se ela achar você visualmente atraente, ela revela seu interesse através da sua aproximação(Rt 3.1-7).
Normalmente se uma menina está te dando proximidade, ela estará a dois ou três metros de distância... E não estará de frente para você e/ou olhando. A dinâmica social homeostática trará ela para o "perímetro", mas evita que ela faça contato.

SE VOCÊ CHEGAR NELA, ELA ESTARÁ RECEPTIVA

Já aconteceu de você estar em alguma loja e parecer que uma mulher ficou perto de você várias vezes em um pequeno espaço de tempo?
A repetida aproximação dela demonstra um interesse em potencial. Ela deve estar se colocando perto de você esperando que você talvez comece alguma coisa. Também é possível que seu circuito de resposta esteja trazendo-a para perto de você, embora ela não esteja consciente do que o seu corpo esteja fazendo,é a linguagem corporal atuando. Assim,ela estará receptiva e aberta caso você inicie contato com ela.
Essas oportunidades ocorrem com mais freqüência do que você possa ter percebido então preste bastante atenção!Em Gn 24.63,temos que:

Isaque saíra a orar no campo,sobre a tarde;e levantou os olhos,e olhou e eis que os camelos vinham”.
Não obstante,as suas atividades,o moço estava atento ao que acontecia ao seu redor.Então meu filho,abre o olho!

A REGRA DOS 3 SEGUNDOS

“E Isaque[...] levantou os olhos,e olhou[...]e [Rebeca] disse ao servo:Quem é aquele varão que vem pelo campo ao nosso encontro?” – Gn 24.63,65.

Você quer estar dentro de um grupo dentro de três segundos da sua chegada no local de encontro. Apenas ande diretamente para o primeiro grupo que você vê, e abra-o. Isso é chamado a regra dos 3 segundos. Lembre-se, você não está trabalhando apenas o grupo, mas o local todo,Ninguém sabe se você já conhece essas pessoas. Claramente parece que você as conhece .Afinal de contas,você entrou no local, andou diretamente para elas, e agora elas estão tendo uma conversa divertida com você. Você provavelmente é um rapaz social com vários amigos.
Ai você vai para o próximo grupo, e a percepção positiva de você continua crescendo. Você está se tornando socialmente testado neste local. Perceba a facilidade com que os grupos irão se abrir para você, quando você tiver esse nível de prova social. Por essa razão, é importante não ser muito seletivo ao escolher os grupos.
 Uma mulher normalmente pode dizer quando um homem está se encorajando para ir falar com ela, e isso podem diminuir o valor dele perante ela. Mas se você seguir a regra dos 3 segundos, ela sentirá que você surgiu do nada. Uma energia muito boa é "adicionada" para a interação quando a regra é seguida.
 
CONTATO INICIAL

Uma vez que você começa conversar com um grupo de meninas, a meta/objetivo principal é
alcançar o Ponto de Aceitação Social. Este momento chega quando o grupo decide que gosta e quer continuar conversando com você. Quando isso acontece, você conseguiu com sucesso "abrir" o grupo. Isso vai ser fácil de se perceber na prática, pois acontece quando ocorrem indicadores de interesse por parte do grupo.
Nos próximos artigos iremos ensinar sobre o que você deve falar ao conhecer novas pessoas e iniciar a interação social com o grupo do qual a abençoada da "Rebeca" faz parte.

Continua...

Em Cristo,Leonardo Araújo

Série: AO ENCONTRO DE REBECA - Parte 2


No artigo anterior,expliquei que mulheres de alto nível vivem cercadas por dezenas de pessoas e que para se relacionar com ela é necessário ter acesso ao seu circulo social,o seu grupo.Neste post vamos aprender como iniciar uma conversa,ser aceito em um determinado grupo.Mas antes é necessário algumas informações importantes.

O LOCAL DE ENCONTRO

Qualquer local onde exista uma grande probabilidade de encontrar mulheres é chamado de local de encontro. Enquanto que é possível encontrar uma mulher bonita em qualquer lugar, até
mesmo na rua, é mais provável encontra-Ia num lugar público.Observe o texto a seguir:

"E fez ajoelhar[..],junto a um poço de água,pela tarde,ao tempo em que as moças saíam para buscar água.E disse:Ó Senhor[...]Eis que estou em pé junto à fonte de água ,e as filhas dos varões desta cidade saem para tirar água.” – Gn 24.11-13
O servo de Abraão(Gn 24.34),Eliézer,após ter recebido de seu senhor a ordem de tomar uma esposa para Isaque(vvs.24.1-9),tomou dez camelos do patriarca e partiu rumo a Mesopotâmia,para a cidade de Naor(vs.10). Chegando lá,se pôs orar e pedir ao Senhor uma donzela, a qual o Senhor tivera de antemão designado para Isaque(vs.11-14). 
O ponto interessante desta narrativa,o qual quero destacar,é o fato do damasceno ter se dirigido para “junto a um poço de água” e lá ficado de pé.Mas porque tal atitude?Seria apenas desejo de saciar a sua sede e de seus animais?De forma alguma.Basta um leitura mais atenciosa do texto e vemos a real intenção de Eliezer(que nesse momento representava a Isaque),vejamos:
pela tarde[...]tempo em que as moças saíam para buscar água[...],as filhas dos varões desta cidade saem para tirar água”.
Qual era o desejo de Elíezer?Tomar uma moça por esposa para Isaque.Mas para onde as moças iam naquela hora do dia?Elas iam buscar água.E Aonde elas tiravam este água?Na fonte. E pra onde você acha que Eliézer foi?...Meu Deus você é um gênio!Isso mesmo,para a fonte!Neste,caso a fonte era o local de encontro!
O próprio Eliezer orou pedindo acerca disto: “E disse:Ó Senhor[...],dá-me,hoje,bom encontro[...]” – vs 12. Ele foi ao lugar certo,no dia certo,na hora certa,com a atitude certa!
Atualmente locais de encontro são espaços em que as pessoas se organizam em pequenos grupos de dois a cinco amigos para conversar,se socializar e se divertir.Alguns exemplos bem manjados: Shoppings,lojas movimentadas, cinema, restaurantes, lanchonetes, rodízios, aniversários, casamento,shows gospel ao ar livre,praias,lual evangélico,passeios da mocidade,retiros,encontros de jovens cristãos,congressos,cultos de integração de mocidade,etc.Ou seja,embora possa ser que você encontre uma jovem para namorar no encerramento do culto da maioridade dirigido pela irmã filermina,é bem mais provável você encontra-la aonde as moças costumas ir,foi o que Eliezer fez!
Observação importante:Todo o contexto desta história bíblica teve como base a oração.Eliézer orou :
1)Pedindo que Deus agisse com pressa na vida sentimental de Isaque: “Dá-me,hoje”(vs.12);
2)Pedindo que Deus lhe desse um bom encontro;
3)Pedindo que Deus fizesse beneficência,ou seja,agisse com bondade e misericórdia;
4)Fazendo prova com Deus,ao submeter as moças a um teste de execução de tarefas domésticas.Vale a pena salientar que Eliézer também precisava fazer a sua parte para que a avaliação desse certo: “Se pois a donzela a quem eu disser[...]e ela disser[...]esta seja[...]”(vs.14);Ou seja,Se você deseja conquistar alguem vai ter que gastar saliva.
5) Crendo que o Senhor já havia designado a moça certa para Isaque;
6)Pedindo discernimento espiritual para conhecer que nisto Deus fez beneficência a Isaque.Adiante,o próprio Labão,que assumiu a figura paterna com a morte de Naor,confirma que “Do Senhor procedeu este negócio” (vs.50);Portanto antes de se dirigir a algum evento ou encontro social,ore a Deus,quem sabe(e Deus o sabe!)a sua rebeca não esteja por lá! Em 1 Tm 2.1,o apóstolo Paulo,nos orienta dizendo: “Antes de tudo que se façam orações”.

A NECESSIDADE SOCIAL INCONSCIENTE

As pessoas em geral se reúnem para comer,fazer compras,passear,misturar-se,etc.
Apesar de algumas saberem que saem justamente para procurar um parceiro, outras estão
inconscientes desta necessidade biológica de socialização para reprodução.Elas desconhecem que o ser humano é um ser social e que não foi criado para viver isolado.

E disse o Senhor Deus:Não é bom que o homem esteja só;far-lhe-ei uma adjuntora que esteja como diante dele” – Gn 2.18

E Mesmo que as mulheres saibam que esses encontros estão cheios de sujeitos sem graça,que na maioria das vezes acabam "enchem a paciência " delas, elas estão presentes nestes lugares mesmo assim. A programação emocional das mulheres compele a socializar ativamente;mesmo quando as mulheres saem "apenas para passear,conversar,colocar a conversa em dia,que seja"...

MULHERES ATRAENTES SÃO ENCONTRADAS EM GRUPOS

Como já mencionei anteriormente,raramente você verá mulheres muito bonitas sozinhas nesses tipos de lugares. Muitas cresceram acostumadas com o tratamento constante de rapazes desinteressantes que as importunam publicamente. Elas aprenderam a andar juntas com amigas fiéis que possam ajudar a protegê-Ias dessa chateação diária(Et 2.9).
Um local de encontro é considerado rico de possibilidades se oferece várias chances de encontro com mulheres interessantes em um pequeno espaço de tempo,como no caso de Eliézer e a fonte de Naor(Gn 24.11,13),ao dos palácios de Salomão e Assuero(Et 1.11;2.2-4,7-9,12-17); enquanto que um lugar com poucas oportunidades é dito como sendo pobre de possibilidades(Ec 7.27,28).
Um ambiente rico em possibilidades não só aperfeiçoa suas chances de encontrar e atrair uma mulher bonita, como também acelera sua curva de aprendizado por oferecer maiores chances de praticar suas habilidades sociais,todo mundo gosta de um homem sociavél.

MULHERES LINDAS TRABALHANDO

Você deve agradecer os gerentes de vários lugares de encontro por contratar mulheres atraentes, porque eles já fizeram a difícil tarefa de encontrar essas mulheres para você, Essas mulheres incluem recepcionistas, vendedoras,modelos,etc. A maioria é escolhida pela sua aparência física.  
Agora,você precisa ter cuidado com o julgo desigual com os infiéis (2 Co 6.14-18),evitando ficar de paquera com moças muitos bonitas,porém que não servem a Deus(Pv 31.30).Pra falar a verdade,não é necessário você ir procurar lá fora no mundo,por mulheres bonitas,pois delas,a igreja está cheia:Sara,Rebeca,Gn 24.16;26.7,Raquel,Gn 29.17b;Diná;As filhas dos teus irmãos entre todo o meu povo,Jz 14.3;Tamar,2 Sm 13.1;Abisague,1 Rs 1.3,4;Hadassa também chamada de Ester,Et 2.2-4,7,17,As filhas de Jó:Jemima,Quezia e Queren-Hapuque,Jó 42.14,15,A Sulamita,Ct 1.8;2.2,10;4.1-7;6.1,13.O povo de Deus é tão farto de jovens formosas de aparência e aprazíveis a vista,que até os ímpios vem procurar esposas por aqui(Gn 34.1-8,19).

Continua...
Em Cristo,Leonardo Araújo

Série: AO ENCONTRO DE REBECA - Parte 1

 
AO ENCONTRO DE REBECA

                 Uma abordagem prática sobre a dinâmica social no processo da conquista



Através desta nova série de artigos iremos aprender como funciona a dinâmica social no processo da conquista de um conjuge,a partir da história do casal mais famoso da Bíblia,a saber,Isaque e Rebeca.
Quando mergulhamos no capítulo 24 do livro de Gênesis,podemos extrair lições maravilhosas,sobre o que um moço cristão deve fazer quando em busca de uma moça para sua esposa.
O texto diz que Abraão - o pai de Isaque - tomou a decisão de arranjar uma esposa para o filho. Chamou seu servo de maior confiança - Eliezer - e deu-lhe uma grande responsabilidade: buscar uma noiva para Isaque.
Observação importante:Como naquela época os casamentos eram aranjados ,a titulo de analise,iremos usar algumas atitudes de Eliezer como se estas tivessem sido tomadas por Isaque,uma vez que aquele representava este.

1.Quanto mais popular,Menos acessível. 
Compreendendo a dinâmica social

E a donzela era mui formosa à vista,virgem,a quem varão não havia conhecido;[...] E Rebeca se levantou com as suas moças,e subiram[...]” – Gn 24.16,61.
 Parece até um paradoxo,mas é uma realidade(e pode ser facilmente comprovada no dia a dia),quanto mais uma mulher for popular,menos ela será aberta a estranhos.
De acordo com a teoria dos grupos sociais a maioria das mulheres de alto nível são encontradas dentro de um contexto social formado por determinado(s) grupo(s).Estes grupos de pessoas(conhecidos,colegas,amigos e familiares),juntos formam o que chamamos de “círculo(ou teia) social”.Quanto maior a quantidade de círculos sociais da qual uma jovem fizer parte,maior será a sua “prova social”,status,popularidade(Pv 18.24), conseqüentemente,mais difícil será de abordá-la,uma vez que raramente você a achará sozinha(Pv 31.10).
Moço,alguma vez você se perguntou porque lindas mulheres sempre vivem rodeadas de amigos(as)?Isso acaba inibindo um pouco os rapazes mais tímidos e até mesmo impedindo-os de tomar uma iniciativa e se aproximar de uma bela jovem que chamou sua atenção.Se você já “sentiu na pele” essa terrível ansiedade de aproximação sabe muito bem do que estou falando. Você pensa:“Vou esperar até ela ficar sozinha”(e ela nunca fica), você observa que ela está conversando com um rapaz no final do culto e sua conclusão é:“Ele deve ser o namorado dela”(e na maioria das vezes é só um amigo),ou ainda,o medo te domina e você fica se martirizando,dizendo no coração:“E se ela me der um fora?Que terrível.Ainda mais assim,na frente de todo mundo!”
É aí aonde entra a importância de compreender a dinâmica social e entender como estes grupos funcionam.Fazendo assim você poderá aplicar as técnicas,que serão pormenorizadas ao decorrer desta nova série e dar inicio ao processo de conquista de uma determinada moça que está inserida naquele “grupinho” impenetrável da  sua igreja.
 A questão agora é,como fazer para conversar com ela,uma vez que ela está cercada por suas amigas e amigos naquele grupo?
Continua...
Em Cristo,Leonardo Araújo