terça-feira, 11 de novembro de 2008

ENOQUE E METUSALÉM,Gn 5:9-32;Hb 11:5,6

Enoque e seu filho Metusalém são dois personagens interessantes e importantes na Bíblia. Metusalém é o homem mais velho reportado na Bíblia. Viveu 969 anos, enquanto seu pai, Enoque, foi trasladado ou arrebatado por Deus quando tinha 365 anos, muito mais jovem do que a idade de qualquer homem registrado antes do dilúvio. Enoque significa "professor" e Metusalém significa "homem do dardo".
Quando Metusalém tinha 187 anos, nasceu seu filho Lameque. Quando Lameque tinha 182 anos, nasceu Noé. Quando Noé tinha 600 anos, veio o dilúvio. Somando as idades dos três, temos 969 anos, o que nos mostra que Metusalém morreu pouco antes do dilúvio e Lameque, o pai de Noé, morreu quando tinha 777 anos, apenas 5 anos antes do dilúvio. Foi profetizado nos dias de Metusalém que depois de sua morte viria a enchente ou o dilúvio.
Enoque é um personagem bíblico importante por duas razões. Primeiro porque andou com Deus (Hebreus 11:5 nos ensina que isso foi pela fé). Ele também é importante porque foi trasladado antes do dilúvio, que nem os homens de Deus que estarão vivos quando Jesus voltar e que serão arrebatados antes da tribulação. O pai de Enoque, Jerede, foi o segundo homem mais velho registrado na bíblia. Viveu 962 anos.
Metusalém foi um homem importante nos planos de Deus e aparentemente carregou a verdade da justiça e o julgamento de Deus, depois que Enoque (o professor) foi trasladado, até o dilúvio. Durante 120 anos viu a arca sendo preparada, mas fez o seu trabalho dado por Deus e morreu antes que o dilúvio viesse. Quando você considera quantos anos um homem vivia naquele tempo, da para imaginar quantos filhos tinham e quantas pessoas havia na terra. Até aqui, você deve ter lido o nome de 7 homens que viveram mais de 900 anos. Veja se consegue listá-los.
Os homens do tempo de Metusalém viviam treze ou quatorze vezes mais do que nós.Alguns defendem isto baseados na idéia de que a pressão atmosférica era de 2 a.t.m na terra ante-diluviana,ou seja,ela possuia o dobro da pressão atual,o que facilitaria(em tese),uma oxigenação maior do cérebro pela ação das hemáceas..."trocando em miúdos"... biológicamente a vida era mais fácil,tanto homens como animais correriam mais com menos esforço.
Agora,Será que os animais também viviam tanto tempo? Se sim, que tamanho teriam os répteis (que crescem a suas vidas inteiras)?Mas deixemos isto para um outro artigo,risos...

Em Cristo,Leonardo Araújo

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito do seu blog querido!

Que Deus continue te abençoando grandemente!

A Paz do Senhor!

Luis Paulo Silva
blog: www.despertaiceifeiros.blogspot.com

Unknown disse...

Olá!
gostei muito do seu blog.
keru está sempre por aki....

que Deus abençoe grandemente teu ministério.

fik na paz do Senhor.

bjus