sábado, 3 de julho de 2010

A CURA DIVINA,SOB UMA PESPECTIVA PENTECOSTAL (4)

AS ENFERMIDADES



Toda cabeça está enferma,e todo o coração, fraco.Desde a planta do pé à cabeça não há nele coisa sã,senão feridas,e inchaços,e chagas podres,não espremidas,nem ligadas,nem nenhuma delas amolecida com óleo” – Is 1.5b,6

A origem das doenças – “De onde vieram as enfermidades?Como e quando elas surgiram?”

A enfermidade entrou no mundo em conseqüência do pecado. No jardim do Éden não haviam doenças, nem fraqueza, amargura ou dor. Porém,quando o homem desobedeceu ao mandamento de Deus (Gn 2.16,17), o pecado e a morte entraram no mundo (Rm 5.12). Toda a natureza passou a sofrer por causa do pecado (Gn 3.16-19) e o homem tornou-se sofredor e sujeito à morte. Embora a doença física não seja o resultado direto do pecado, a queda de Adão trouxe, indiretamente, enfermidades, des¬gostos e sofrimentos para toda a humanidade.O pecado está na raiz das doenças; é uma conseqüência da queda do homem.

O autor das enfermidades – “Deus é o autor das enfermidades?”

De forma alguma!Deus é o autor da vida e da saúde,e criou o homem perfeito.Satanás contudo,ao induzir o homem ao pecado,fez vir sobre este as conseqüências desta transgressão,dentre elas,as enfermidades.Logo,o próprio diabo(e não Deus) é o autor da enfermidade e da morte!

Deus não deveria ser acusado pela tragédia e misérias humanas.Pois essas coisas são produzidas por obra do diabo(Jo 10.10),Deus é um Deus bom,o qual dá boas coisas aos seus filhos(Tg 1.17).Jesus saiu por toda a parte fazendo o bem e “curando todos os oprimidos do diabo”(At 10.38).Que Satanás,o adversário,é o responsável pela escravidão – tanto física quanto espiritual – na qual as pessoas se encontram,há forte apoio na Bíblia(Lc 13.11-17;Hb 2.14,16 e 1 Jo3.8).

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Em Cristo,Leonardo Araújo

A CURA DIVINA,SOB UMA PESPECTIVA PENTECOSTAL (3)

O QUE É SAÚDE?


Porque restaurarei a tua saúde e sararei as tuas chagas,diz o Senhor” – Jr 30.1


Segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, saúde é o “estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para a forma particular de vida (raça, gênero, espécie) e para a fase particular de seu ciclo vital”,ou seja,é o “estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar”. Vem do latim “salus, salutis”, que significa “salvação, conservação da vida”.
Como se pode perceber, pelas definições dadas, a saúde é um quadro de manutenção da vida, de pleno funcionamento de todos os órgãos e de uma harmonia entre todas as funções do organismo. Nada mais é, portanto, do que a realização daquilo que foi projetado para o organismo, o cumprimento de todo o propósito estabelecido para aquele ser vivo.
Portanto, o estado de saúde exige, para sua ocorrência, que se tenha a perfeita realização do propósito divino para o homem. A saúde é o pleno funcionamento do organismo humano, o cumprimento do propósito divino, pois foi Deus quem criou o homem (Gn.1:26,27).
O homem foi criado perfeito, tanto física quanto moralmente. Porém,o pecado fez com que o homem estivesse sujeito à morte física e, conseqüentemente, à doenças e enfermidades.
Sendo assim nos surgem alguns questionamentos,tais como: "De onde vieram as enfermidades?Como elas surgiram?","Deus é o autor das enfermidades?","Porque ficamos enfermos?",dentre outras questões.

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Em Cristo,Leonardo Araújo 

A CURA DIVINA,SOB UMA PESPECTIVA PENTECOSTAL (2)

A DUPLA NATUREZA HUMANA


Que é o homem,para que tanto o estimes,e ponhas sobre ele o teu coração,e cada manhã o visites,e cada momento o proves?”– Jó 7.17,18

A natureza humana é um conjunto de características descritas pela filosofia, incluindo formas de agir e pensar, que todos os seres humanos tem em comum. Vários são os ramos da ciência que estudam a natureza humana, incluindo sociologia, sociobiologia, psicologia, dentre outros. Filósofos e teólogos também fazem pesquisas sobre o assunto.

De acordo com o conceito aceito pela ciência moderna, natureza humana é a parte do comportamento humano que acredita-se que seja normal e/ou invariável através longos períodos de tempo e de contextos culturais dos mais variados. Esse entendimento entretanto é equivocado, dado que a ciência não crê em natureza humana, piois tem essa um carater metafísico.

Espiritual versus natural

Outro aspecto discutido muitas vezes da natureza humana é a existência da relação do corpo físico com o espírito ou alma, que transcende os atributos físicos do homem, bem como a existência de qualquer propósito transcendente. Nesta área, há três posições dominantes:

  • A visão filosófica naturalista: Posição em que os seres humanos são absolutamente naturais, sem nenhum componente espiritual ou propósito transcendente. Subconjuntos da visão naturalista incluem os materialistas e os fisicalistas, posições que consideram que os seres humanos são totalmente físicos. No entanto, alguns naturalistas são também dualistas a cerca da mente e do corpo. O naturalismo, combinado com as ciências naturais e sociais, veêm os humanos como seres não planejados do produto da evolução, que operava em parte pela seleção natural sobre mutação aleatória. Naturalistas filosóficos não acreditam numa passagem sobrenatural. Enquanto o naturalismo filosófico é frequentemente abordado como uma visão inaceitável da natureza humana, é promovido por muitos proeminentes filósofos e pensadores. O naturalista filosófico freqüentemente vai achar como semelhante a crença religiosa e a superstição e como um mal produto de um pensamento mágico.
  • Em contraste com o materialismo, existem as posições platonistas ou idealistas. Isto pode ser expresso de muitas formas, mas, na essência, a visão é que existe uma diferença entre a aparência e a realidade, e o que vemos no mundo que nos rodeia é simplesmente um reflexo de algo mais elevado, a existência divina, a qual a alma / mente ou espírito dos humanos (e talvez até os animais) pode ser parcial. Em seu livro, Platão representa a humanidade como prisioneiros presos desde o nascimento dentro de uma caverna subterrânea, incapazes de mover a cabeça, e, portanto, capazes apenas de ver as sombras nas paredes que apareceram por um incêndio ocorrido fora da caverna, sombras estas que, em sua ignorância, os moradores da gruta tem uma visão errada da realidade. Para Platão, portanto, a alma é um espírito que usa o corpo. Ela está em um estado não-natural de união, e espera por ser liberto de sua prisão corporal (cf. República, X, 611).
  • Entre o materialismo e idealismo, tipo,situa-se o pensamento de Tomás de Aquino, cujo sistema de pensamento é conhecido como Tomomesmo. Seu pensamento é, em essência, uma síntese da teologia cristã, bem como de uma releitura da filosofia de Aristóteles. Aristóteles descreve o homem como um "animal racional", isto é, um sistema único e indiviso sendo que é ao mesmo tempo animal (material) e racional (alma intelectual). Desenho do hylomorphism aristotélico, a alma é vista como uma forma substancial do corpo (matéria). A alma, como a forma substancial, é aquilo que é universal, ou comum, para toda a humanidade, e, portanto, é indicativo da natureza humana, o que diferencia uma pessoa de outra é uma questão a qual Aquino se refere como o princípio da individualização. A alma humana é caracterizada como espiritual, imortal, substancial, e subsistente: é o princípio espiritual e vital do ser humano, mas também é dependente do corpo em uma variedade de formas, a fim de possuir estas características.
Agora que já analisamos a opinião de algumas filosofias humanas,vejamos o que nos realmente ensina a Bíblia,a Palavra de Deus.

Ao estudarmos as Sagradas Escrituras observamos que o homem é constituído de três partes(corpo,alma e espírito) e é,ao mesmo tempo, um ser material e espiritual.Logo o homem é um ser que apresenta a tricotomia.


Deus se interessa por ambas as naturezas do homem. Não somente pela natureza espiritual, mas também material, o corpo.
A redenção de Cristo também inclui o corpo (Rm 8.23).Nosso corpo é membro de Cristo e santuário do Espírito Santo, foi comprado por Deus e deve glorificar a Ele (1 Co 6.15-20).
O plano completo da redenção inclui tanto o espírito quanto o corpo humano.
Jesus trouxe salvação e cura aos homens e a comissão dada aos discípulos foi que continuassem esta obra (Mc 16.15-18).

Portanto a vontade de Deus para sua vida é que você tenha saúde como bem vai a tua alma(3 Jo 2)!

Mas o que é saúde?

CONTINUA...


Em Cristo,Leonardo Araújo