quarta-feira, 16 de julho de 2008
QUALIFICAÇÃO DE UM PREGADOR CRISTÃO
O CATOLICISMO ROMANO (Parte 1)
I. RESUMO HISTÓRICO DO CATOLICISMO
A Igreja Católica menciona o ano 33 d.C. como a data da sua fundação. Isto vem do fato de que toda ramificação do Cristianismo costuma ligar a sua origem à Igreja fundada por Jesus Cristo. Porém, quanto ao desenvolvimento da organização eclesiástica e doutrinária da Igreja Romana, é muito difícil fixar com exatidão a data de sua fundação, porque o seu afastamento das doutrinas bíblicas deu-se paulatinamente.
1.1. Começo da Degeneração
Graças à tenacidade e coragem dos Pais da Igreja e dos famosos apologistas cristãos, o combate da Igreja às heresias que surgiram nessa época resultou numa expressão mais clara da teologia cristã. Quando os imperadores propuseram-se a exterminar a Igreja Cristã, só os que estavam dispostos a renunciar o paganismo e a sofrer o martírio declaravam sua fé em Deus.
Logo no início do século IV, Constantino ascendeu ao posto de imperador. Isso parecia ser o triunfo final do Cristianismo, mas, na realidade, produziu resultados desastrosos dentro da Igreja. Em 312, Constantino apoiou o Cristianismo e o fez religião oficial do Império Romano. Proclamando a si mesmo benfeitor do Cristianismo, achou-se no direito de convocar um Concilio em Nicéia, para resolver certos problemas doutrinários gerados por determinados segmentos da Igreja. Nesse Concilio foi estabelecido o chamado "Credo dos Apóstolos".
1.2. Causas da Decadência da Igreja
A decadência doutrinária, moral e espiritual da Igreja começou quando milhares de pessoas foram por ela batizadas e recebidas como membros, sem terem experimentado uma real conversão bíblica. Verdadeiros pagãos que eram, introduziram-se no seio da Igreja trazendo consigo os seus deuses, que, segundo eles, eram o mesmo Deus adorado pelos cristãos.
Nesse tempo, homens ambiciosos e sem o temor de Deus começaram a buscar posições na Igreja como meio de obter influência social e política, ou para gozar dos privilégios e do sustento que o Estado garantia a tantos quantos fizessem parte do clero. Deste modo, o formalismo e as crenças pagas iam-se infiltrando na Igreja até o nível de paganizá-la completamente.
1.3. Raízes do Papado e da Mariolatria
Imediatamente depois deste acontecimento, começou-se a promover a adoração a Maria como a Rainha do Céu e a Mãe de Deus. Daí procederam todos os absurdos romanistas quanto à humilde pessoa de Maria, a mãe do Salvador.
Enquanto se desenvolvia a adoração a Maria, os cultos da Igreja de Roma perdiam cada vez mais os elementos espirituais e a perfeita compreensão das funções sobrenaturais da graça de Deus. Formas pagas, como a ênfase sobre o mistério e a magia, influenciaram essa igreja. O sacerdote, o altar, a missa e as imagens de escultura assumiram papel de preponderância no culto. A autoridade era centralizada numa igreja dita infalível e não na vontade de Deus, conforme expressada pela sua Palavra.
1.4. O Cisma Entre o Oriente e o Ocidente
O cisma entre o Oriente e o Ocidente logo tornou-se evidente. O rompimento final aconteceu, em 1054, com a Igreja Ocidental, ou Romana, sediada em Roma, então Capital do Império, por parte da Igreja Oriental, ou Ortodoxa, que assim separou-se da Igreja Romana, ficando sediada em Constantinopla, hoje Istambul, na Turquia. A Igreja Oriental guardou a primazia sobre os patriarcados de Jerusalém, Antioquia e Alexandria.
Desde então, a Igreja Romana, nitidamente desviada dos princípios ensinados por Jesus no seu Evangelho, esteve como um barco à deriva, sem saber onde aportar. Até que veio a Reforma Protestante, liderada por Martinho Lutero. Foi mais um cisma na já combalida Igreja Romana.
ADVENTISMO DO 7º DIA (Parte 1)
I. RESUMO HISTÓRICO DO ADVENTISMO
Calculando que cada um dos 2.300 dias da profecia de Daniel representava um ano, Miller tomou o regresso de Esdras do cativeiro no ano 457 a.C. como ponto de partida para o cálculo de que Cristo voltaria à Terra, em pessoa, no ano de 1834. Esta previsão fora feita em 1818.
Tão grande foi o impacto causado por essa revelação de Miller, que muitos crentes, vindos de diferentes igrejas, doaram suas propriedades, abandonaram os seus afazeres, e se prepararam para receber o Senhor no dia 21 de março daquele ano. O dia aprazado chegou, mas o tão esperado acontecimento não se deu.
1.1. Miller Reconhece o Seu Erro
"Acerca da falha da minha data, expresso francamente o meu desapontamento... Esperamos naquele dia a chegada pessoal de Cristo; e agora, dizer que não erramos é desonesto! Nunca devemos ter vergonha de confessar nossos erros abertamente" (A História da Mensagem Adventista, p. 410).
1.2. Novas Tendências
Não obstante Miller ter reconhecido o seu erro em marcar o dia da volta de Cristo pela interpretação da profecia, nem todos os seus seguidores estavam dispostos a abandonar essa mensagem. Dos muitos grupos que o haviam seguido, três se uniram para formar uma nova igreja baseada numa nova interpretação da mensagem de Miller. Esta nova interpretação surgiu de uma "revelação" de Hiram Edson, fervoroso discípulo e amigo de Miller. Segundo Edson, Miller não estava equivocado em relação à data da vinda de Cristo, mas sim em relação ao local. Disse ele que na data profetizada por Miller, Cristo havia entrado no santuário celestial, não no terrenal, para fazer uma obra de purificação ali.
Guilherme Miller não aceitou essa interpretação nem seguiu ao novo movimento. Quanto a isto ele mesmo escreveu:
"Não tenho confiança alguma nas novas teorias que surgiram no movimento; isto é, que Cristo veio como Noivo, e que a porta da graça foi fechada; e que em seguida a sétima trombeta tocou, ou que foi de algum modo o cumprimento da profecia da sua vinda" (A História da Mensagem Adventista, p. 412).
Até o fim dos seus dias, em 20 de dezembro de 1849, com sessenta e oito anos incompletos, Miller permaneceu como cristão humilde e consagrado. Ele morreu na fé e na esperança de estar em breve com o Senhor.
1.3. Anos Posteriores a Miller
Dos três grupos que apoiaram Hiram Edson na sua nova "revelação", dois deles deram substancial contribuição para a formação da seita hoje conhecida como "Adventismo do 7a Dia".
O primeiro era dirigido por Joseph Bates, que observava o sábado, e não o domingo. O segundo grupo dava muita ênfase aos dons espirituais, particularmente ao de profecia, e tinha entre os seus membros a senhora Helen Harmon (mais tarde senhora White), que dizia ter o dom de profecia.
Ao se unirem os três grupos, cada um deu a sua contribuição para a nova igreja em formação: o primeiro, a revelação de Edson com respeito ao santuário celestial; o segundo, o legalismo; e o terceiro grupo cooperou com uma profetiza que por mais de meio século haveria de exercer influência predominante na fundação e crescimento da nova igreja.
Não obstante possuir uma esperança escatológica, o Adventismo do Sétimo Dia esposa uma doutrina pouco coerente com a revelação divina dada através das Escrituras.
Ler a seguir o artigo:"A GUARDA DO SÁBADO"
AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ (Parte 1)
I. RESUMO HISTÓRICO DO JEOVISMO
Charles Taze Russell, fundador da seita "Testemunhas de Jeová", nasceu no Estado da Pensilvânia, Estados Unidos, no ano de 1854. Perturbado pela doutrina das penas eternas, tornou-se simpatizante da doutrina adventista, a qual abraçou posteriormente.
1.1. As Idéias de Russell
Russell foi um homem de mau procedimento. Casou-se em 1879. Várias vezes foi levado ao tribunal por sua própria esposa, em face de maus tratos que sofria dele. Não podendo ela suportá-lo mais, abandonou-o em 1887, dele divorciando-se em 1913. Viu-se muitas vezes em apuros com a justiça devido a escândalos financeiros.
1.2. JOSEPH FRANKLIN RUTHERFORD
Charles Taze Russell morreu a 9 de novembro de 1916, sendo substituído pelo juiz Joseph Franklin Rutherford.
Rutherford excedeu em muito a atuação do próprio Russell, fundador da seita. Logo no princípio da sua gestão, fundou a revista Despertai, com uma tiragem mensal que vai a um milhão de exemplares. Esteve por vários meses na cadeia por causa de alegadas "atividades antiamericanas", no inicio da entrada dos Estados Unidos na Primeira Grande Guerra.
1.3. Nathan H. Knorr
Com a morte de Rutherford, Nathan H. Knorr assumiu a os liderança da seita. No início do seu mandato escreveu um ensaio com o título: "Testemunhas-de-jeová dos Tempos Modernos", com a afirmação: "Deus Jeová é o organizador de suas testemunhas sobre a terra". Prosseguindo, diz que o nome da organização deriva-se da passagem de Isaías 43.10: "Vós sois minhas testemunhas, diz Jeová".
1.4. Escravos de um Sistema
1.5. Expansão da Seita
Já em 1949, o Anuário das Igrejas Americanas trazia o seguinte: "As testemunhas-de-jeová têm grupos em quase todas as cidades dos Estados Unidos, bem como em outras partes do mundo, com o propósito de estudar a Bíblia. Não fazem relatório de seus membros, nem anotam a assistência às reuniões. Reúnem-se em salões alugados e não constroem templos para o seu próprio uso".
A maior parte dos seus esforços é gasta procurando alcançar pessoas já membros de igrejas evangélicas, cujos preceitos eles põem em dúvida por meio de ensinos subversivos. Enviam os seus representantes para os campos missionários estrangeiros, onde, às vezes, entram em conflito com as autoridades.
Ler a seguir o artigo:"A DOUTRINA DA TRINDADE"
Como os cristãos investem o próprio dinheiro?
As 10 portas de Neemias e a obra missionária !
Os livros de Esdras e Neemias falam de restauração e serviço na obra de Deus. Podemos aprender muito sobre a obra missionária nesses dois livros da Bíblia Sagrada, que para muitos não passam de dois Livros Históricos.
Quero convidar a você, querido leitor a meditar no livro de Neemias e estudarmos as dez portas por ele mencionadas, extraindo assim, lições missionárias para a nossa edificação espiritual.Vejamos quais são as dez portas:
1ª - PORTA DO GADO - 3.1
A porta do gado simboliza a união da Igreja.
Assim como o gado passava junto e completo, por uma só porta, a verdadeira Igreja de Cristo deve estar unida. Um dos grandes milagres ocorridos em nossa época é a união das denominações para realizarem a obra missionária. Vale a pena ressaltar que "missões" une as igrejas.Ref.: Sl 100. 1-4; Jo 17.21; Sl 133.
a) Unidade na Oração;
b) Unidade no Jejum;
c) Unidade na Palavra;
d) Unidade na Seleção;
e) Unidade na Evangelização;
f) Unidade no Sustento financeiro;
g) Unidade no Envio.
2ª - PORTA DO PEIXE - 3.3
A porta do peixe simboliza a evangelização mundial, a obra missionária Mt. 4.19.
Precisamos urgentemente alcançar os povos que ainda não conhecem o Evangelho de Cristo porque a noite vem! Qual é a noite que começa a cair sobre o mundo:
1. A noite das catástrofes naturais e ecológicas;
2. A noite das pestes, epidemias e males coletivos;
3. A noite da recessão a nível mundial;
4. A noite do desemprego que motiva êxodos em altíssima escala;
5. A noite do desequilíbrio alimentar e da fome, como mal mundial;
6. A noite da violência e do terrorismo;
7. A noite da desintegração da família;
8. A noite da corrupção incontrolável da sociedade;
9. A noite da criminalidade adolescente e infantil;
10. A noite da degradação dos costumes, destituídos de qualquer parâmetro;
11. A noite das leis injustas e opressoras;
12. A noite da perda da autoridade e do respeito às leis;
13. A noite da posição honrosa que será conferida à homossexualidade e práticas afins em grande escala;
14. A noite da aceitação mundial do infanticídio e da eutanásia;
15. A noite da oficialização cada vez mais crescente do jogo e ações afins;
16. A noite dos crimes passionais e dos suicídios em escala incontrolável;
17. A noite da subversão social, política e moral;
18. A noite da absorção total da juventude subjugada a satanás;
19. A noite do flagelo dos tóxicos;
20. A noite da mornidão de inúmeras igrejas;
21. A noite da Nova Era e ideologias afins;
22. A noite da hostilidade a missões;
23. A noite da proliferação das igrejas de Satanás.
3ª PORTA VELHA – 3.6
A porta velha simboliza a doutrina, que não deve ser alterada nem modernizada – At 2.42; Ef 2.20.
A porta velha nos dá vitória por sobre as doutrinas falsas. Infelizmente muitas igrejas não estão conservando a doutrina bíblica do evangelismo e da obra missionária. Estão "modernizando" as mensagens, realizando shows, construindo templos arquitetônicos e esquecendo da obra primordial: missões!
Estas igrejas podem ser comparadas a uma tartaruga de papo para cima: estão fazendo muitos movimentos, mas não saem do lugar!
Cuidado meu amigo e companheiro de ministério, não se esqueça que prestaremos contas ao Senhor da Seara!Rm 16.17,18; Mt 5.19,20; Tt 3.10,11; Hb 13.9; I Co 11.18-19; I Tm 6.20,21; 4.7; Gl 1.6-8; II Jo 9.11.
4ª PORTA DO VALE – 3.13
A porta do vale simboliza a humildade – Mt 11.29.
Nestes últimos dias temos visto em muitos lugares cantores e pregadores que estão "fazendo um nome para si!", para que se tornarem pessoas famosas e ricas. Estão semelhantes aos que construíam a torre de Babel! Dar-se uma oferta "gorda" para esses tais, e para a obra missionária uma oferta "magra!".
Não me esqueço da palestra de uma missionária judia que disse: "O campo missionário está sendo saqueado".
Há poucos dias atrás estive no gabinete de um determinado pastor que nos contava as suas "aventuras" missionárias. Ele nos falou que foi pregar numa Igreja na América, e deram uma oferta de mais de três mil dólares para um determinado cantor aqui do Brasil, e para o missionário, uma oferta de setenta e cinco dólares. Isto é o cúmulo do absurdo! (Mq 6.8; Mt 5.3; Sl 138.6; I Pe 5.5.).
5ª PORTA DO MONTURO – 3.14
A porta do monturo simboliza a disciplina!
Várias pessoas têm se disponibilizado para ir ao campo, o mal é que muitas delas são indisciplinadas! Não respeitam liderança ou qualquer tipo de autoridades, são pessoas problemáticas que precisam ser discipuladas novamente. Não temos que enviar as pessoas problemáticas para o campo missionário, e sim o melhor, as primícias da igreja, os convocados pelo Espírito Santo. (Sl 62.7; 19.7; 23.3; 72.6).
6ª PORTA DA FONTE – 3.15
A porta da fonte simboliza a oração.
Como é maravilhoso estudar os detalhes relacionados com esta porta: ao pé do jardim do Rei, havia degraus que desciam da cidade de Davi, ficava defronte dos sepulcros para a casa das almas, com grande ardor e ia até a porta da casa do Sumo sacerdote.
A Bíblia fala em orar 350 vezes, em ambos os testamentos.
Pela oração os nossos passos são guardados e temos vitória – Sl 17.5. (livramentos durante a obra missionária).Pela oração alcançamos sabedoria – Tg 1.5. (para ensinarmos aos pecadores o plano da salvação).
A oração significa esperar em Deus – Sl 62.5. (lançamos a semente e esperamos pelos frutos).
Orar significa combater – Cl 4.12; Ef 6.17,18; Rm 15.30; Mc 14.38. (o mundo é um campo de batalha).
Devemos orar de acordo com a vontade de Deus – I Jo 5.14,15; Mt 26.39,42. (a vontade de Deus é que todos os homens cheguem ao pleno conhecimento de Deus).
A oração é uma chave:
Abre a porta da evangelização mundial - Mt 9.37-38;
Abre as portas das prisões – At 16.25,26; 12.7-11.
Abre a porta da renovação da Igreja – At 4.31;
Abre a porta da conquista das nações – Sl 2.8.
Três regras poderosas da oração:
Orar com persistência;
Orar com insistência;
Orar com resistência.
7ª PORTA DAS ÁGUAS – 3.26
A porta das águas simboliza a operação do Espírito Santo e da Palavra de Deus na Igreja Jo 3.3; 7.37.
Devemos levar a Água da Vida para os povos que estão morrendo de sede. Será que estamos dispostos como os três homens valentes de Davi, que arriscaram as suas vidas para satisfazerem a vontade do rei? Convido-lhe a atravessar o acampamento dos filisteus e tirar água da cisterna para o Rei Jesus. (leia 2 Sm 23.15.).
A Palavra vivifica – Sl 119.25; 50.154.
A Palavra revela – I Sm 9.27; 10.6.
A Palavra gera temor – Ed 9.4.
A Palavra sara – Sl 107.20.
A Palavra cria – Sl 33.6.
A Palavra vence – Sl 18.30.
O Espírito Santo ordena – At 16.6,7.
O Espírito Santo convence – Jo 16.8-11.
O Espírito Santo adota – Rm 8.15,16.
O Espírito Santo consola – Jo 14.16-18.
O Espírito Santo Santifica – Rm 8.1-16.
O Espírito Santo fortalece – Ef 3.16.
O Espírito Santo ilumina – I Co 2.12.
8ª PORTA DOS CAVALOS – 3.28
A porta dos cavalos simboliza a presença do poder na vida dos crentes – At 1.8; Jz 16.19; Mq 3.8; I Pe 4.11; Ef 3.
Poder para:
Evangelizar os perdidos;
Curar os enfermos;
Expulsar os demônios;
Derrotar o inimigo.
O Espírito Santo e a obra missionária:
Missionário gerado pelo Espírito – 1 Jo 3.5,6.
Missionário ungido pelo Espírito – 1 Jo 2.7; At 9.17,20.
Missionário dirigido pelo Espírito – Gl 5.18; At 2.37,38.
Missionário vivificado pelo Espírito – Rm 8.11; At 4.8; 8.39,40.
9ª PORTA DE EFRAIM – 8.16
A porta de Efraim simboliza a vida frutífera da Igreja – Sl 1.3; Mt 3.8; Jo 15.
Ouvi uma frase aterrorizante a cerca da igreja: "a igreja está enferma!". Infelizmente isso vem se tornando uma realidade em muitos lugares. Faltam adubos, água, sombra, sol, etc. Mas se tem investido muito em produtos químicos dentro da igreja, por isso ela está enferma!
Onde estão os trabalhadores da seara, para cultivarem a lavoura e colherem os frutos?
10ª PORTA DA PRISÃO – 12.39
A porta da prisão simboliza a vida de submissão total – Ef 3.1; II Tm 1.8.
Se formos submissos, somos obedientes e se somos obedientes, estamos realizando a ordem do Mestre!
. . .© Copyright Leonardo Araújo - /2008. . .
Missões: resultado de avivamento !
----------------------------------------------------------------------------------
Nota:William Carey*,nasceu pobre na zona rural de Northamptonshire, no centro da Inglaterra, a 17 de agosto de 1761. Foi criado num lar anglicano e seu pai era tecelão e trabalhava num tear em sua própria casa.
A infância de Carey foi rotineira, exceto por problemas de alergia que o impediram de trabalhar como jardineiro. Em lugar disso, começou a trabalhar como sapateiro.
Aos dezessete anos foi convidado para ouvir uma pregação "não-conformista" e converteu-se. Aos 22 ou 23 anos dedicou-se ao estudo das Escrituras acerca do batismo e decidiu ser batizado como crente, por John Ryland Jr., no rio Nene, em 5 de outubro de 1783, tornando-se membro da igreja batista.
William Carey era um autodidata, apaixonado por lingüística botânica, história e geografia. Ele aprendeu latim, grego, hebraico italiano, francês, holandês,bengali, sânscrito, marathi, outras línguas orientais.
Uma página de seu diário dá a idéia de sua dedicação:
Leu a Bíblia em hebraico às 5h45 para sua devoção particular, realizou o culto doméstico em bengali às 7h, leu com um intérprete um escrito em marathi às 8h, trabalhou na tradução de um poema em sânscrito para o inglês às 9h, deu uma aula de bengali na Universidade às 10h, leu as provas do livro de Jeremias em bengali às 15h, traduziu o oitavo capítulo de Mateus para o sânscrito com o auxílio de um tradutor da Universidade às 17h, estudou um pouco a língua telinga às 18h, pregou em inglês para um grupo de oficiais britânicos e suas famílias às 19h30, traduziu o nono capítulo de Ezequiel para o bengali às 21h, escreveu cartas para a Inglaterra às 23h, e antes de dormir, ainda leu um capítulo do Novo Testamento em grego.
Para Carey, o que contava não era dar tempo integral à obra de Deus, mas dar dedicação integral. Apesar de não ter feito nenhum curso de primeiro e segundo graus, Carey recebeu o título de Doutor em Divindades da Brown University em 1807 aos 46 anos, e foi membro de três sociedades científicas com sede em Londres.
.Andrew Murray*,nasceu na Africa do Sul, em 9 de maio de 1828, e morreu em 1917. Seu pai era pastor vinculado à Igreja Presbiteriana da Escócia, que, por sua vez, mantinha estreita relação com a Igreja Reformada da Holanda, o que foi importante para impressionar Murray com o fervoroso espírito cristão holandês. Andrew experimentou o novo nascimento aos 16 anos, na Holanda. Após isso, dedicou muito tempo, muitas madrugadas, a orar por um avivamento em seu país e a ler sobre experiências desse tipo ocorridas em outros países.
Foi para a Inglaterra com 10 anos e quando retornou para a Africa do Sul como pastor e evangelista, levou consigo um reavivamento que abalou o país. Seu ministério enfatizava especialmente a necessidade de os cristãos habitarem em Cristo. Isso foi despertado especialmente quando, ao voltar para a Africa, deparou-se com a grande extensão geográfica em que deveria ministrar. Aí começou a sentir necessidade de uma vida cristã mais profunda. Murray aprendeu suas mais preciosas lições espirituais por meio da Escola do Sofrimento, principalmente após uma séria enfermidade. Sua filha testificou que, após essa doença, seu pai manifestava "constante ternura, serena benevolência e pensamento altruísta". Essa foi uma expressão de sua fé simples em Cristo e a Ele rendida.
Seu ministério, pela influência recebida do pai, foi caracterizado por profunda e ardente espiritualidade e por ação social. Em 1877, viajou pela primeira vez aos Estados Unidos e participou de muitas conferências de santidade nos EUA e na Europa. Sua teologia era conservadora, e se opunha francamente ao liberalismo. Em seus livros, enfatizou a consagração integral e absoluta a Deus, a oração e a santidade.
Durante os últimos 28 anos de sua vida, foi considerado o pai do Movimento Keswick da Africa do Sul. Muito dos aspectos místicos de sua obra deve-se à influência de William Law. Murray, assim como Law, Madame Guyon, Jessie Penn-Lewis e T. Austin-Sparks, experimentou o Senhor de forma muito profunda ese tornou um dos mais proeminentes no movimento da vida interior.
Foi acometido de uma infecção na garganta em 1879, a qual o deixou sem voz por quase dois anos. Foi curado dela na casa de uma família cristã em Londres. Como resultado dessa experiência, veio a crer que os dons miraculosos do Espírito Santo não se limitavam à igreja primitiva. Para ele, uma das características da vida vitoriosa era uma profunda e silenciosa percepção de Deus e uma intensa devoção a ele.
Por crer no que Deus pode fazer por meio da obra de literatura, Murray escreveu mais de 250 livros e inúmeros artigos. Sua obra tocou e toca a Igreja no mundo inteiro por meio de escritos profundos, incluindo The Spirit of Christ (O Espírito de Cristo), The Holiest of All (O Mais Santo de Todos), With Christ in the School ofPrayer (Com Cristo na Escola de Oração), Abide in Christ (Habite em Cristo), Raising Your Childrenfor Christ (Criando Seus Filhos para Cristo) e Humility (Humildade), os quais são considerados clássicos da literatura cristã.
.John Piper*,nasceu em 11 de janeiro de 1946,no Tennessee,EUA.É um escritor e ministro batista reformado, que atualmente serve como pastor sênior na Igreja Batista Bethlehem em Minneapolis,Minnesota.
Em Cristo,Leonardo Araújo
Quer sua igreja envolvida com a obra de Missões?
Bom, infelizmente se você não conseguiu responder a pelo menos duas destas perguntas, o seu grau de informação sobre missões esta na UTI.
Como anda o envolvimento de sua igreja com a obra missionária no mundo ?
Existem várias maneiras de manter a sua igreja informada e envolvida sobre o que acontece no mundo missionário. Uma delas é a formação de um Conselho Missionário. Mas o que é um Conselho Missionário ?
Conselho Missionário é um grupo de membros, sob a direção do corpo pastoral, que tem por objetivo orientar, mobilizar e administrar as decisões missionárias da igreja local.
O Conselho Missionário funciona como o órgão da Igreja que facilita o envolvimento da mesma com a obra missioária, seja na seleção e envio de missionários, ou no apoio e sustento de novas frentes.
Este grupo de pessoas empenha-se na tarefa de manter a igreja informada, e atualizada sobre o que está acontecendo no mundo, não apenas três vezes por ano durante as campanhas de missões, mas sim, semanalmente. Para isto podem ser usados vários meios, e os próprios missionários com quem a igreja mantém contato funcionam como exelente fonte de informação.
Quais os objetivos do Conselho Missionário?
a. Dar visão ao ministério de missões dentro da igreja;
b. Providenciar as ferramentas adequadas para um efetivo e crescente ministério de missões;
c. Funcionar como facilitador das decisões da igreja referentes a missões;
d. Sugerir critérios para envio e sustento de missionários;
e. Apoiar o corpo missionário da igreja, funcionando como elo de ligação entre o mesmo e a igreja.
Quem pode fazer parte do Conselho Missionário ?
Qualquer membro da igreja pode participar, entretanto existem alguns critérios que devem ser observados na escolha do membro.
Os membros do conselho :
a. Devem ser cheios do Espirito Santo;
b. Devem ter visão missionária;
c. Devem ser treinados;
d. Devem ter mandato de pelo menos 3 anos, com renovações anuais. (Não devem a priore existir restrições a reeleições de membros).
e. Devem ter consciência da importância da atividade do conselho missionário
Como trabalhar ?
Geralmente o CM trabalha divido em comissões de trabalho. Isto facilita a divisão de tarefas e focaliza áreas especícas a serem supridas.
São algumas áreas inportantes que devem ser cobertas :
a. Oração
Objetivo: Despertar, motivar e manter um movimento de oração pro-missões. Atividades :.Organizar reuniões e campanhas de oração para todos os menbros da igreja. .Preparar um calendário de oração, confeccionar a página de oracao dominical da igreja, preparar e decorar a sala de oração dominical da igreja.
b. Promoção e Eventos Missionários
Objetivo : Despertar e divulgar o movimento de missões na igreja, através de informações, congressos, campanhas e outros meios que proporcionem o envolvimento da igreja com a obra de missões.
Atividades :Elaboração de boletins, confecção de cartazes e mapas, apresentação de gráficos e estatísticas, promoção de campanhas missionárias, organização do congresso de missões e conferências missionárias
c. Assistência Ministerial
Objetivo : Acompanhar o trabalho do corpo de missionarios, providenciado-lhes a assistência necessária, facilitando o contato entre missionário e igreja, e vice-versa.
Atividades :Catalogar e manter atualizado o banco de dados do corpo de missionários da igreja e apoiados pela igreja, promover a comunicação entre a igreja e o missionário, divulgar suas cartas, necessidades e pedidos de oração, corresponder-se e motivar a igreja a corresponder-se com seus obreiros, divulgar as datas de aniversário e endereços. Confeccionar e manter um mural missionário.
d.Treinamento
Objetivos : Selecionar, orientar, treinar e acompanhar candidatos ao campo missionário. Atividades : Desenvolver um programa de avaliação e orientação do candidato através de literatura, seminários, participação em atividades da igreja, bem como em suas congregações. Estabelecer critérios para envolvimento do candidato com as atividades missionárias da igreja, proporcionando treinamento e atividades práticas.
e. Ensino e Estratégias de Missões
Objetivo :
·Ensino - Ajudar a igreja a conhecer profundamente as implicações da obra missionária e sua fundamentação bíblica.
·Estratégias - Definir áreas-alvo em que a igreja irá concentrar seus esforços e estratégias que serão usadas para alcançar estas áreas.
Atividades : Cursos e seminários de missões, aplicações de conteúdo missionário nas classes da E.B.D. e demais departamentos da igreja. Buscar informações sobre povos não alcançados, e áreas mais necessitadas. Pesquisar possibilidades de acesso e informações sobre culturas e costumes.
f. Finanças
Objetivos : Levantar, planejar e controlar finanças para o sustento missionário. Atividades :Administrar o Fundo Missionário, promover a Oferta Missionaria da Fé, motivar a igreja criando estratégias de envolvimento financeiro com a obra missionária.
Faça aqui o seu pedido de oração
terça-feira, 15 de julho de 2008
Biografia de Jônatas Edwards
Perfil do editor deste blog
Conversão
Leonardo Araújo de Melo foi criado em um lar não-cristão,filho de pais separados,entregou sua vida à Cristo aos 17 anos de idade,durante um culto de ensinamento e doutrina,no dia 11 de fevereiro de 2004(Quarta-Feira) na Assembléia de Deus-Ministério Belén,congregação:Estrela da manhã,em Potengi,Natal-Rn.
Batismo no Espírito Santo
Batismo em águas
Chamada Ministerial
Leonardo é,por graça e misericórdia de Deus,obreiro das Assembléias de Deus(Ministério Belém-CGADB) no Estado do Rio Grande do Norte(IEADERN),servindo a igreja do Senhor na cidade de Natal,cuja igreja é presidida pelo Pr.Raimundo João de Santana(Em 2010,ano em curso).
No momento,Leonardo Araújo,está escrevendo mais um livro, além de semanalmente publicar neste blog artigos e mensagens.
Para falar com o editor deste blog, escreva para:
*Envie-nos um e-mail,nos adicione no Orkut e Msn,ou ainda nos mande uma carta.Ficaremos muito felizes em falar com você. - Equipe Vidas Em Cristo