quarta-feira, 12 de novembro de 2008

FRASES PARA MEDITAÇÃO - 5


"Um rebelde ficaria tão infeliz no céu,que ele pediria a Deus que o deixasse correr para se abrigar no inferno" - George Whitfield

FRASES PARA MEDITAÇÃO - 4


"Se desejamos um reavivamento,precisamos retornar à pregação bíblica.Pregação que exalte à Cristo,exponha o pecado,encoraje a esperança dos mais fracos,construa a fé,alerte para a verdade e para a volta eminente de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.É a pregação da Palavra que prepara o caminho para o reavivamento" - Steven J. Lawson,Pr.Senior da "Christ Fellowship Baptist Church" em Mobile,Alabama,EUA.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

ENOQUE E METUSALÉM,Gn 5:9-32;Hb 11:5,6

Enoque e seu filho Metusalém são dois personagens interessantes e importantes na Bíblia. Metusalém é o homem mais velho reportado na Bíblia. Viveu 969 anos, enquanto seu pai, Enoque, foi trasladado ou arrebatado por Deus quando tinha 365 anos, muito mais jovem do que a idade de qualquer homem registrado antes do dilúvio. Enoque significa "professor" e Metusalém significa "homem do dardo".
Quando Metusalém tinha 187 anos, nasceu seu filho Lameque. Quando Lameque tinha 182 anos, nasceu Noé. Quando Noé tinha 600 anos, veio o dilúvio. Somando as idades dos três, temos 969 anos, o que nos mostra que Metusalém morreu pouco antes do dilúvio e Lameque, o pai de Noé, morreu quando tinha 777 anos, apenas 5 anos antes do dilúvio. Foi profetizado nos dias de Metusalém que depois de sua morte viria a enchente ou o dilúvio.
Enoque é um personagem bíblico importante por duas razões. Primeiro porque andou com Deus (Hebreus 11:5 nos ensina que isso foi pela fé). Ele também é importante porque foi trasladado antes do dilúvio, que nem os homens de Deus que estarão vivos quando Jesus voltar e que serão arrebatados antes da tribulação. O pai de Enoque, Jerede, foi o segundo homem mais velho registrado na bíblia. Viveu 962 anos.
Metusalém foi um homem importante nos planos de Deus e aparentemente carregou a verdade da justiça e o julgamento de Deus, depois que Enoque (o professor) foi trasladado, até o dilúvio. Durante 120 anos viu a arca sendo preparada, mas fez o seu trabalho dado por Deus e morreu antes que o dilúvio viesse. Quando você considera quantos anos um homem vivia naquele tempo, da para imaginar quantos filhos tinham e quantas pessoas havia na terra. Até aqui, você deve ter lido o nome de 7 homens que viveram mais de 900 anos. Veja se consegue listá-los.
Os homens do tempo de Metusalém viviam treze ou quatorze vezes mais do que nós.Alguns defendem isto baseados na idéia de que a pressão atmosférica era de 2 a.t.m na terra ante-diluviana,ou seja,ela possuia o dobro da pressão atual,o que facilitaria(em tese),uma oxigenação maior do cérebro pela ação das hemáceas..."trocando em miúdos"... biológicamente a vida era mais fácil,tanto homens como animais correriam mais com menos esforço.
Agora,Será que os animais também viviam tanto tempo? Se sim, que tamanho teriam os répteis (que crescem a suas vidas inteiras)?Mas deixemos isto para um outro artigo,risos...

Em Cristo,Leonardo Araújo

ABEL E SETE,Gn 4:1-8;4:25-5:8

Temos os nomes de apenas três dos filhos de Adão e Eva, embora saibamos que tiveram muitos outros. Os nomes que conhecemos são Caim, Abel e Sete. Como já aprendemos, Caim era ímpio. Abel e Sete eram diferentes. Obviamente eram pecadores como todos os homens, desde Adão. Porém, eles eram uma semente de espiritualidade. Eram como os homens que nascem de novo, homens de fé. Isso se confirma com a oferta de Abel (Gênesis 4:4; Hebreus 11:4).
Quando Caim matou Abel, fez isso porque tinha sua própria justiça e odiava a fé ou qualquer um que a possuísse. Porém, Deus não deixará a semente de espiritualidade ser destruída, por isso deu a Adão e Eva um filho especial para substituir Abel. Chamaram-no Sete. Assim como Caim era pai de uma civilização impiedosa, Sete seria pai de filhos de fé.
O primeiro filho de Sete chamava-se Enos. Houve oito gerações a partir de Sete até Noé. Em cada uma dessas gerações houve um homem piedoso que passou para seus filhos as verdades acerca de Deus e manteve seu casamento puro. Esses homens, assim como Adão, viveram por muitos anos. Três deles chegaram a ser mais velho do que Adão. Ao todo houve sete homens que viveram mais de novecentos anos. Metusalém ! 969, Jares ! 962, Noé ! 950, Adão ! 930, Sete ! 912, Cainã ! 910, Enos ! 905.
Em um sentido, a vida de todos esses homens foram resultados da fé de Abel. Em Hebreus 11:4, o escritor sacro diz que Abel sendo morto ainda fala, e, nos versos seguintes, segue mostrando como a geração de Sete fizeram tudo as coisas certas que fizeram pela fé. Então, assim como a vida de Caim fala dos filhos da carne, cheios de autojustiça e rebelião, Abel e Sete estabeleceram um modelo para os filhos de arrependimento diante de Deus e fé em Jesus Cristo.
Cada pessoa nessa categoria teria que dizer: "eu sou quem sou pela graça de Deus", pois são os sujeitos eternos da graça de Deus.

Obs.:A foto acima é de Caim e Abel,porém o artigo é acerca de Abel e Sete.

Em Cristo,Leonardo Araújo

CAIM,Gênesis 4:1-26

Caim foi o primeiro homem a nascer sobre a terra. Seu pai era Adão e sua mãe Eva. Caim tinha um irmão chamado Abel. Segundo Gênesis 5:4, teve outros irmãos e irmãs, mas Abel é o mais importante para esta lição. Muitos estudiosos da Bíblia acham que Caim e Abel eram gêmeos, mas a Bíblia não menciona isso.
Quando Caim e Abel cresceram, trouxeram uma oferta a Deus. O sacrifício de Abel foi uma ovelha,o sacrifício de Caim foram frutos e vegetais que produziu.
Há inúmeras opiniões acerca da aceitação da oferta de abel e da rejeição da de Caim.Algums dizem que a ovelha de Abel significava que este confessou seus pecados e pediu o perdão de Deus.Para eles o sacrifício de Caim significava seu orgulho por seu trabalho, sentindo este que não precisava do perdão de Deus.
Há ainda alguns que defendem que Deus rejeitou a oferta de Caim poís vinha da terra,enquanto aceitou o cordeiro de Abel,poís este tipificava a Cristo.
Pessoalmente não creio assim,poís isto seria fazer acepção de pessoas.Se lermos o contexto imediato veremos que "Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR"(Gn4.3);Enquanto "Abel trouxe das primícias do seu rebanho"(Gn4.4).Ou seja,enquanto Caim não teve a menor preocupação de selecionar os melhores frutos e legumes,abel fez questão de escolher as primícias de seu rebanho.
Caim via o culto a Deus como uma mera obrigação religiosa,enquanto Abel tinha em servir a Deus o seu maior prazer.Logo,creio que,Deus se agradou da oferta de Abel, mas rejeitou a de Caim,não pela oferta em si,mas sim,pelo espírito do adorador!
Deus disse a Caim que se arrependesse, mas, recusou-se e ficou tão furioso que matou Abel.
Quando Caim ouviu o julgamento de Deus sobre ele pelo assassinato de Abel, tomou a sua esposa, que era uma de suas irmãs com quem tinha se casado, e foi para longe de Deus, nas terras de Node. Eram terras de peregrinação. Caim e sua esposa tiveram um filho e o chamaram Enoque. Esse não deve ser confundido com o Enoque do capítulo 5; são completamente diferentes.
Depois do nascimento de seu filho, Caim levantou uma cidade, a primeira da terra, segundo a Bíblia, e a chamou Enoque. A partir da descendência de Caim, surgiu grande civilizações. Entre elas havia criadores de gado, músicos, artistas e escultores. Porém, os descendentes de Caim, seguindo seu exemplo, permaneceram distantes de Deus, vivendo na maldade. Vemos o primeiro caso de poligamia e os dois primeiros assassinatos logo nas seis primeiras gerações. Não é surpresa que apenas 1.656 anos depois da criação de Adão, Deus mandou um dilúvio e destruiu toda a perversa descendência de Caim.
Há muitas pessoas como Caim hoje. Isso não significa que necessariamente matam seus irmãos, apesar de alguns fazerem isso. Quero dizer que eles, como Caim, ignoram sua pecaminosidade e estabelecem sua própria justiça, rejeitando Jesus Cristo, o precioso Cordeiro de Deus, e assim tornam-se objetos da ira de Deus eternamente.

Em Cristo,Leonardo Araújo

Adão,Gênesis 1:26-28; 2:18-25; 3:1-24

O primeiro homem da terra foi Adão. Ele não nasceu como os outros homens, pois foi criado por Deus do pó da terra há aproximadamente 6.000 anos. Depois de ter criado Adão a Sua imagem, Ele soprou em suas narinas e Adão se tornou alma vivente. Deus deu a Adão domínio sobre todos os animais que vivem sobre a terra e fez que todos temessem e obedecessem a Adão. Deus não quis que Adão ficasse sozinho, então tirou uma de suas costelas e, a partir dela, formou Eva, para ser a esposa de Adão. Deus disse a Adão e Eva para frutificarem e encherem a terra. Isso significa que Deus queria que tivessem filhos e os ensinassem sobre Deus.
Deus deu a Adão e Eva um lindo jardim para viver chamado Éden. Havia muitas árvores nesse jardim que davam bons frutos. Havia também a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal. Deus deu-lhes permissão para comer de todas as árvores, exceto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Disse-lhes para não comer, ou morreriam.
Satanás, usando a serpente como ajudante, enganou Eva. Disse-lhe que comesse da árvore do conhecimento do bem e do mal porque, assim, tornava a ser igual a Deus. Ela comeu e deu do fruto para seu marido que também o comeu, mas, em vez de se tornarem iguais a Deus, tornaram-se como Satanás. Transformaram-se em pecadores e foram lançados para fora do jardim para envelhecer e morrer.
Antes do pecado, Adão havia lavrado apenas o jardim e vivia feliz com sua esposa. Depois do pecado, Deus amaldiçoou a terra. A terra produziu espinhos e cardos, e Adão teve que trabalhar arduamente para produzir comida. Adão viveu 930 anos e teve muitos filhos e filhas (Gênesis 5:4-5). Adão morreu, mas, por causa do seu pecado, a morte é nossa companhia constante ainda hoje. Você pode ver a tristeza na desobediência a Deus e no dar ouvido a Satanás?
Se o efeito do pecado fosse confinado a nossa própria vida, iremos pensar nisso como sendo da nossa conta ou como estando somente entre nós e Deus. A verdade, porém, é que, assim como no caso de Adão, nosso pecado afeta grandemente os outros. Adão tinha domínio sobre toda a criação e o amaldiçoou pelo seu pecado. Mesmo no nosso caso, toda a criação ainda está sofrendo por causa do pecado do homem.


Em Cristo,Leonardo Araújo