sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

O AMIGO MAIS CHEGADO DO QUE UM IRMÃO



"O homem que tem muitos amigos pode congratular-se ,mas há amigo mais chegado do que um irmão" - Pv 18.24

A natureza humana é carente de comunhão com o seu semelhante.A pscicologia ensina que toda pessoa precisa de alguém em quem possa confiar,a quem possa abrir o coração nos mometos difíceis da vida.A experiência humana não tem conseguido êxito na busca desse alguém.Entretanto,a Bíblia supre a incapacidade da experiência humana,e apresenta um amigo incapaz de falhar,de trair,de decepicionar.Ele é um "amigo mais chegado do que um irmão",o seu nome é JESUS!

JESUS CRISTO É O AMIGO INCOMPARÁVEL

Incomparável no seu amor para conosco:Ninguém nos ama como o nosso Deus!E este profundo amor,no leva a um relacionamento impar com Ele nos dando o privilégio de como Abraão,sermos chamados "amigos de Deus".
Ainda no Antigo testamento vemos o sofrimento do paciente Jó,que em meio a crise reclamou da zombaria dos seus amigos:"Os meus amigos são os que  zombam de mim"(Jó 16.20a).
Quantas vezes não nos sentimos como este patriarca?Nos sentimos sozinhos e parece que todos os nossos amigos nos deixaram,se esqueceram de nós.Não são poucas as vezes que os procuramos,mas é tudo em vão...Se vamos ao encontro deles esperando receber uma palavra de ânimo;críticas,acusações são tudo o que lá encontramos.Isso sem falar da solidão,você vai na casa dele,mas ele não está,você liga para a sua melhor amiga para desabafar e a uníca coisa que você ouve é:"o número que você ligou está fora de área ou desligado"!
Contudo,Deus não se esqueceu de Jó e tão pouco de você!Poís a Bíblia diz que:"O Senhor virou o cativeiro de Jó,quando orava por seus amigos"(Jó 42.10a).Receba esta palavra profética:Assim como Deus mudou o cativeiro de Jó,Deus vai mudar o teu cativeiro!
O desejo de Deus em ter comunhão conosco não se resume apenas ao A.T.,mas percorre toda as Sagradas Escrituras.Vemos no Evangelho segundo João,claramente o desejo do Senhor Jesus Cristo em ter amizade conosco:
"Ninguém tem maior amor do que este:de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.Vós sereis meus amigos,se fizerdes o que eu vos mando.Já não vos chamarei servos,porque o servo não sabe o que faz o seu senhor,mas tenho-vos chamado amigos,porque tudo quanto ouvi de meu pai vos tenho feito conhecer"(Jo 15.13-15)

JESUS CRISTO É O AMIGO IMUTÁVEL

O seres humanos são mutáveis e respondem as ações do mundo externo,ou seja,estão sujeitos ao tempo,ao espaço e são facilmente abalados na sua estrutura pisciquica;logo são sucetiveis a mudança de comportamento e variação de sua personalidade.
Meu chefe,por exemplo,é uma ótima pessoa,mas como todo mundo tem seus "dias de lua",nesses dias,quando vou perguntar algo a Ele ou falar de algum problema que precisa ser resolvido aqui na empresa,ele me responde de forma aspera,dizendo:"Leonardo,não venha conversar sobre isso comigo hoje,porque  hoje eu não estou legal",ou ainda,"faça logo isto que eu lhe mandei,e não me contrarie rapaz,porque hoje eu acordei com o pé esquerdo!".Mas eu louvo a Deus,porque Jesus não tem dessas coisas,Ele nunca acorda com o pé esquerdo!(Aleluia),nem é sua atitude para conosco hoje diferente daquela que foi ontem,poís é da sua propria natureza a imutabilidade,ou seja,Deus não muda!
"Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto,descendo do Pai das luzes,em quem não há mudança,nem sombra de variação"(Tg 1.17)
É de suma importância também notarmos que as amizades não podem preencher o vazio que há no coração de todo ser humano.Elas são motivos de alegria sim,afinal de contas,"o homem que tem muitos amigos pode congratular-se",contudo,as amizades do mundo são inseguras e passageiras:
"Não ameis o mundo,nem o que no mundo há.Se alguém ama o mundo,o amor do Pai não está nele.Porque tudo o que há no mundo,a concupiscência da carne,a concupiscência dos olhos e a soberba da vida,não é do Pai,mas do mundo.E o mundo passa,e a sua concupiscência;mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre"(1 Jo 2.15-17).
A amizade de Jesus porém nunca muda,poís "Jesus Cristo é o mesmo ontem,e hoje e eternamente"(Hb 13.8).

JESUS CRISTO É O AMIGO PRESENTE NAS HORAS INCERTAS

Amigo presente quando estamos em angústia."Deus é nosso refúgio e fortaleza,socorro bem presente na angústia"(Sl 46.1);Obeserve que o salmista não se contentou em dizer que o Senhor nosso Deus é um socorro na angústia(o que por si só,já seria algo grande),mas pelo Espírito de Deus disse que "Deus é...socorro bem presente na angústia".
A luz do texto original e parafraseando com a realidade contemporânea,era como se ele estivesse dizendo que "Deus não é um ser que vem ao nosso encontro com socorro quando estamos em angustia,mas sim,que Ele,está sempre conosco e que na angústia está conosco,bem presente,bem pertinho".
É como um Pai que ensina seu filho os primeiros passos ou aquele que o leva para andar de bicicleta pela primeira vez sem as "rodinhas";basta uma deslize do seu filhinho ou um mero sinal de que ele vai cair da bicicleta e logo o seu pai amoroso o toma em seus braços,poís no momento da angústia ele é "socorro bem presente".
Jesus é um amigo presente quando a solidão nos ameaça."Não temas,porque eu sou contigo;não te assombres,porque eu sou o teu Deus;eu te esforço,e te ajudo,e te sustento com a destra da minha justiça"(Is 41.10).Como já dissemos antes,não obstante o desprezo e zombaria daqueles que se dizem nossos amigos,o Senhor está ao nosso lado,dizendo:"Não temas,porque eu sou contigo"!
Jesus é um amigo presente quando temos que passar pelo vale da sombra da morte."Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte,não temeria mal algum,porque tu estás comigo"(Sl 23.4).

Que dúvidas podemos ter de um amigo como Jesus?Nenhuma!Ele possui todos os atributos morais e espirituais que jamais encontraremos nos amigos do mundo.
Caro leitor se você está passando por este tipo de solidão e se sente desprezado e até mal-comprendido por seus amigos a sua volta,saiba que o Senhor Jesus te ama e deseja ser seu amigo,não um amigo qualquer,mas "um amigo mais chegado do que um irmão".

Em Cristo,Leonardo Araújo

10 comentários:

Pr. Jorge Rodrigues disse...

Que a graça e paz do nosso Senhor Jesus esteja contigo, passei para dar uma olhadinha no seu blog e convida-lo a visitar o meu:
www.manancialdasaguas.blogspot.com
Fique com Deus
Pr. Jorge Rodrigues

Karla Lilian disse...

A paz irmão,muito bonito seu blog, que o Senhor Jesus continue te iluminando com a sabedoria que vem do alto, estou te seguindo,fique na graça e paz.

Alcançados para Alcançar disse...

Olá... Passando para uma visita!

Esperamos você no nosso blog! Ou melhor no blog que pertence ao Rei dos Reis - Jesus Cristo!

No amor de Cristo,

Victor e Fernanda
http://www.alcancadosparaalcancar.blogspot.com

José Lanes disse...

Irmão, paz seja convosco.
Interessante é o seu blog. Por isso vou segui-lo.
Estamos juntos nessa empreitada de levar o Nome do Senhor Jesus aos doentes.
Graça e Paz.

ALCIONE FREIRE disse...

UM AMIGO ÍNTIMO!

Amigos… ah! Os amigos. Como é bom ter amigos! Há momentos em nossas vidas, em que tudo o que mais desejamos é um amigo com quem contar. Nos momentos de alegria, os queremos por perto. Nos momentos de tristeza, precisamos deles por perto. É realmente muito bom ter amigos.



Ultimamente eu tenho meditado muito sobre amizade e quanto mais me aprofundo no assunto, mais percebo o quanto nós somos ligados afetivamente àqueles a quem temos por nossos amigos. Num coração humano, dividido entre tantas coisas como família, estudos, trabalho, igreja, ministério e etc, os amigos sempre têm seu lugar reservado. Os amigos são parte de nós. Contudo, embora seja maravilhoso estar cercado de pessoas que amamos e que igualmente nos amam, não é nestas pessoas que devem estar os nossos olhos e a nossa confiança (Sl 141:8).

A Palavra de Deus diz, que o sol e a chuva, vem sobre justos e injustos (Mt 5:45). Servos de Deus como nós, estão sujeitos a dores, tribulações, enfim, momentos difíceis. Eu tenho provado isso em minha própria vida. No ano em que mais tenho me dedicado ao Senhor, ao meu chamado e a conhecê-Lo mais intimamente, tenho passado talvez por algumas das maiores lutas de toda a minha vida. O que isso significa? Deus é injusto? Não, de maneira alguma! O nosso Deus é Perfeito! Muitas pessoas questionam o sofrimento por crerem que quanto mais “santos”, “perfeitos” e “íntimos” de Deus forem, menos estarão sujeitos a dor. “Oh, mas se Deus me ama, porque estou sofrendo?” é o que muitos exclamam sem perceber que não há lugar melhor ou escola melhor para o crescimento espiritual, para conquistar intimidade com Deus e para viver os milagres de Deus, do que os desertos da vida. Isso é até assunto para um outro momento, onde compartilharemos com mais calma sobre o valor do deserto. Por hora quero que você guarde em seu coração esta palavra: O melhor amigo que você pode ter, somente poderá conhecê-lo no deserto. Aleluias! Davi e Moisés conheceram bem esta verdade. Os livros de Êxodo, 1º e 2º Samuel contam de uma forma linda a história desses homens e de como o deserto, figurado ou literalmente representado, os aproximavam de Deus.

Leonardo Araújo disse...

Caro Pr.Jorge Rodrigues,

A paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.Desde já sou grato por ter passado por aqui e "dado uma olhadinha" no BVEC,as portas estão sempre abertas e serás sempre bem-vindo.

Também fiz uma visita ao seu blog e achei bem interessante.

Em Cristo,Leonardo Araújo

Leonardo Araújo disse...

olá irmã Karla,a paz do Senhor.

Fico bastante feliz que tenha gostado do BVEC,e por estar na lista de seus seguidores,poís ele foi feito exclusivamente para vocês.

Verdadeiramente precisamos da iluminação e da sabedoria que vem do nosso pai da luzes,o qual não há mudança,nem sombra de variação.

Em Cristo,Leonardo Araújo

Leonardo Araújo disse...

Olá victor e fernanda,

A paz de Cristo sobre as vossas vidas amados.

Agradeço pela visitinha,vocês são sempre bem-vindos.

Acabo de fazer uma visita ao seu blog - blog alcansados para alcançar - achei bastante interessante.

Em Cristo,Leonardo Araújo

Leonardo Araújo disse...

Hello Maybe,

The peace of the Lord Jesus Christ;

Actually this has been arduous work, but with the grace of God and the power of the Holy Spirit, we will continue writing these articles for the edification of the brethren.

In Christ, Leonardo Araújo

Leonardo Araújo disse...

Caro José Lanes,

A paz do Senhor.

Fico feliz que tenha demonstrado interesse no BVEC,e tenha sentido desejo de segui-lo,poís é justamente este o seu propósito,o crescimento espiritual de pessoas que tiveram suas vidas tranformadas e agora possuem suas "vidas em Cristo".

Que Deus continue te abençoando com as ricas bençãos dos céus.

Em Cristo,Leonardo Araújo