sábado, 11 de setembro de 2010

A CURA DIVINA,SOB UMA PESPECTIVA PENTECOSTAL (5)

         As causas das doenças – “Porque ficamos enfermos?”



1.O pecado original

Uma conseqüência da maldição que caiu sobre a raça humana depois do pecado de Adão e Eva. Neste sentido, todas as enfermidades derivam do primeiro pecado do homem, embora isso não signifique que uma enfermidade de um indivíduo seja devida ao seu próprio pecado.
O fato de que existe uma árvore para a cura das nações em Ezequiel 47.12 e Apocalipse 22.2, indica que as enfermidades são o resultado do pecado de Adão e Eva, e que devem ser removidas, assim como a maldição trazida por aquele pecado será removida (Rm 8.18-23; cf. Gn 3.18,19).

2.O pecado pessoal.

A doença pode ser diretamente causada pelo pecado do homem,sendo esta fruto de seus pecados específicos,como no caso da disseminação de uma doença venérea(resultado de uma vida de promiscuidade), uma doença crônica causada pelo alcoolismo,ou um câncer de esôfago, língua, pulmão(devido ao fumo). Estas doenças estarão intimamente relacionadas ao pecado de não cuidar do próprio corpo (1 Co 3.16,17).

A doença também pode ser enviada por Deus como uma punição, como no caso do pecado da presunção de Uzias (2 Cr 26.19,20). O Senhor Jesus Cristo ordenou a um dos doentes crônicos que Ele tinha curado: “Eis que já estás são; não peques mais, para que te não suceda alguma coisa pior” (Jo 5.14).Logo,subentendesse que a razão daquele homem ter se achado enfermo,seria por um pecado pessoal,que este teria cometido 38 anos atrás(Jo 5.5)!Observe que o prolongado período de sua enfermidade não serviu em nada para aplacar a condenação divina sobre seus pecados,aprendemos com isso uma grande e importante lição: o tempo não apaga o pecado!

Logo,as enfermidades podem ser (nem todas são) o resultado direto de um pecado pessoal.Embora seja verdade que muitas enfermidades são uma punição pelo pecado enviada por Deus – por exemplo, as pragas que afligiram Israel quando eles se rebelaram contra Deus na peregrinação pelo deserto (Nm 11.33; 14.37; 16.47; 25.8,9,18), algumas são usadas por Deus para a sua própria glória (Jo 9.3) e outras para o bem da pessoa que as sofre (2 Co 12.7-10).

3. Desobediência ou Quebra das Leis da Natureza.

Tal fato expressa-se de várias maneiras: descuido nos hábitos alimentares, sono insuficiente, falta de higiene pessoal, abuso de medicamentos, pensamentos pecaminosos etc. Nalgumas culturas, onde as normas de higiene não são devidamente observadas, as doenças predominam de maneira extraordinária. Os males gastrointestinais e muitas outras enfermidades são o resultado de dietas inadequadas, desnutrição e comprovada ausência de asseio.

Com o progresso do conhecimento da medicina e investimentos em saneamento básico diminui a ocorrência de vários tipos de doenças e a expectativa de vida do homem aumenta.

4. Trabalho Excessivo

Eis outro fator de grande prejuízo para o corpo humano. Excessivo esforço mental, ou físico, desgasta a saúde. Uma interessante ilustração desse fato pode ser encontrada em Filipenses 2.30: "Porque pela obra de Cristo chegou até bem próximo da morte, não fazendo caso da vida para suprir para comigo a falta do vosso serviço". Indubitavelmente, Epafrodito havia se excedido a si mesmo no trabalho do Senhor, e em seus préstimos ao apóstolo Paulo. Um exagero evidente em seu zelo pelo Reino de Deus.

Em nossa movimentada sociedade, onde todos correm para lá e para cá, é necessário que tenhamos momentos de recreação e entretenimentos apropriados, que funcionem como válvula de escape, a fim de aliviarmos a pressão psicológica.Até aos doze discípulos foi recomendado pelo Senhor que encontrassem um lugar para comer e ali descansar, “E ele disse-lhes:Vinde vós,aqui à parte,a um lugar deserto,e repousai um pouco”(Mc 6.31)!

5. Acidentes

Acidentes infantis, ou ferimentos, cujos danos não são detectados imediatamente, poderão, mais tarde, resultar em problemas físicos e mentais, com sérias complicações.

CONTINUA...
Em Cristo,Leonardo Araújo

Nenhum comentário: