sexta-feira, 25 de julho de 2008

Dicas para confecção de um sermão

O Que é um Sermão?

R: É uma forma de comunicação verbal, utilizada normalmente em programações religiosas, com os seguintes objetivos, entre outros:

· Expor a Palavra de Deus,
· Explicar o Plano de Salvação,
· Trazer novos conhecimentos doutrinários ou esclarecer pontos importantes,
· Aumentar e confirmar a fé da congregação no nosso Salvador Jesus Cristo,
· Estimular a igreja a levar o convite da salvação aos perdidos,
· Estimular os irmãos no preparo para o breve encontro com Cristo, e
· Motivar os irmãos a perseverarem no caminho da Salvação.

*As Partes Principais de um Sermão:

Para que se constitua numa mensagem coerente e de fácil compreensão, um sermão deve conter três partes principais, que são:

1ª) Introdução: Requer uns 10% do tempo; é a parte inicial, onde o assunto e o objetivo podem ser expostos de forma resumida, ou é narrado um fato relacionado com o tema.
2ª) Desenvolvimento: Necessita uns 80% do tempo total, e é o sermão propriamente dito; aqui o assunto é exposto, e são apresentados os textos bíblicos, de forma a passar uma mensagem coerente e repleta de conteúdo espiritual.
3ª) Conclusão: Cerca de 10% do tempo, é o arremate do sermão, onde pode ser feito um resumo das principais idéias apresentadas, e um apelo aos ouvintes no sentido de viver a mensagem ora pregada e entregar-se de forma sempre mais completa ao nosso Salvador Jesus Cristo.

*Como Preparar bem um Sermão:
Um sermão eficiente e proveitoso é fruto de muita oração, de pesquisa e tempo de preparação, tudo subordinado à vontade divina. Um roteiro de trabalho pode ser o seguinte:

1. Definição do Objetivo.

Ore a Deus e peça entendimento para perceber com clareza um objetivo de acordo com a sua vontade, que pode ser, entre outros,
· Explicar o Plano da Salvação,
· Trazer novos conhecimentos doutrinários ou esclarecer pontos importantes acerca da sã doutrina bíblica,
· Aumentar e confirmar a fé da Igreja no nosso Salvador Jesus Cristo,
· Estimular a igreja a levar o convite da salvação aos perdidos,
· Estimular os irmãos no preparo para o breve encontro com Cristo, e
· Motivar os irmãos a perseverarem no caminho da Salvação.

2. Escolha do Assunto.

· Esteja consciente que vai fazer um trabalho encomendado pelo próprio Senhor Deus, de modo que não falará de si, e talvez nem mesmo de algum assunto da sua escolha pessoal.
· Dobre seus joelhos, e ore pedindo que o Espírito de Deus o inspire a escolher aquele assunto que a congregação mais necessita ouvir, e mais adequado para atingir o objetivo proposto.
.Esteja atento para perceber a influência do Espírito Santo, que vai atendê-lo de modo mais completo do que Lhe foi pedido, se você orou com fé e humildade, disposto a aceitar a vontade de Deus.

3. Pesquisa de Informações.

· Definido o assunto, ore a Deus pedindo que o ajude a encontrar os textos mais adequados para compor a mensagem a ser apresentada.
· Procure na Bíblia textos úteis para seu trabalho. Use, também, outras fontes de informação tais como as revistas da EBD publicadas pela CPAD,comentários bíblicos,bíblias de estudos,dentre outros;Além destes,também é bastante útil selecionar notícias de jornais e revistas,estes meios servem para "rechear" um pouco mais a mensagem,além de serem base para argumentos técnicos;por exemplo,se o tema central da pregação aborda "a criação gemendo com dores de parto",podem-sse acressentar alguns dados científicos que abordem o aquecimento global,derretimento das calotas polares,desertificação e etc.
· Anote e classifique tudo de forma organizada.
· Ore a Deus e agradeça a Deus pelo apoio e inspiração recebidos.

4. Montagem do Sermão.

· Leia cuidadosamente todo o material que conseguiu coletar na pesquisa de informações.
· Escreva o “esqueleto” do sermão, ou seja, as idéias principais, na seqüência em que serão apresentadas.
· Encaixe as passagens bíblicas no “esqueleto”, de forma coerente, e que contribua para esclarecer o tema.
· Leia e repasse todo o conjunto de forma cuidadosa, verificando se o assunto está exposto de forma clara, se é coerente com a Palavra de Deus, e se o seu conteúdo está de acordo com o objetivo previsto.
. Corrija o que for necessário, eliminando partes que eventualmente possam estar em desacordo com a Palavra de Deus, e explicando melhor algumas partes que não tenham ficado suficientemente claras.
· Quando achar que o sermão está em condições, ensaie sua apresentação em voz alta, como se estivesse na igreja, e confira no relógio o tempo gasto. Verifique a duração de cada uma das partes, e veja que o tempo total fique entre 30 e 40 minutos.
Se desejar ter uma idéia melhor de como seu sermão será ouvido, faça um ensaio com uso de um gravador de fita K7,Mp3 ou outro meio; pregue e exponha o assunto exatamente como imagina que fará durante a apresentação do sermão, e depois ouça sua própria voz, tentando identificar erros de pronúncia, de impostação e modulação de voz. Avalie o tipo de receptividade que lhe causaria um sermão assim, se será capaz de prender a atenção ou causar sono. Preste atenção em tudo e corrija os defeitos que encontrar; depois, grave outra vez, cuidando da dicção, da entonação e da modulação da voz, e compare com o primeiro: com certeza notará bons e animadores progressos.Caso queira ainda mais segurança, peça que um irmão mais experiente ouça o sermão antes de ser apresentado na igreja, de modo a ouvir sua opinião quanto ao conteúdo e clareza da mensagem, quanto ao tempo gasto na apresentação e quanto à sua postura pessoal.
· Ore a Deus e agradeça pela inspiração recebida, e peça o apoio necessário para que a apresentação seja coerente com a mensagem, de modo que o objetivo escolhido seja atingido por inteiro.

5. Apresentação do Sermão.

1º) Ore a Deus pedindo que o inspire, sustente e lhe dê a tranqüilidade necessária na hora de apresentar a mensagem à congregação.
2º) Ore a Deus pedindo que inspire a congregação a entender e a aceitar a mensagem, e que o resultado final seja o progresso da causa do Evangelho nesta Terra.
3º) Reúna e leve com você o material necessário para a apresentação do sermão (aquele que foi selecionado durante a pesquisa).
4º) Vista-se de forma sóbria, com roupa adequada ao trabalho que irá fazer, evitando chamar a atenção para si.
5º) Quando chegar a sua hora de falar, cumprimente os presentes com simpatia e simplicidade; evite brincadeiras e palavras desnecessárias, lembrando que sua função reveste-se da solenidade e reverência que são devidas na presença de Deus. Concentre-se na mensagem; ela é que deve aparecer, não você, o mensageiro.
6º) Fale com voz clara e firme; transmita sinceridade e convicção; seja simples; use um vocabulário simples e compreensível pelos presentes.
7º) Evite a gesticulação abusiva, mas igualmente evite permanecer imóvel como se fosse uma estátua, então, seja natural; se houver microfone, procure familiarizar-se com o seu uso, ajustando-o para que possa ser bem compreendido.
8º) Ao longo de sua exposição, para criar um clima de simpatia; encare todos os presentes enquanto fala, fitando-os nos olhos um a um; percorra com o olhar, aos poucos e de forma natural, toda a assistência, alternando o olhar entre o lado esquerdo e o lado direito, entre as partes mais próximas e as mais afastadas.
9º) Esqueça de si e concentre-se na mensagem que está transmitindo; assim não terá tempo de ficar nervoso.
10º) Use seu roteiro, o sermão que preparou, e evite improvisações; confie no tempo que investiu durante a preparação, e lembre-se: você já recebeu ajuda do Espírito Santo.
OBS.:Isto não quer dizer que não seja possível uma intervenção direta do Espírito Santo,devemos estar sempre de ouvidos espirituais bem abertos e sensiveís a sua voz.A crítica aqui é para aqueles que acham que não precisam se prepar para pregar,não oram,não jejuam,não estudam a bíblia e acreditam que na hora da mensagem o Consolador irá tomá-los de poder e grande glória numa revelação transcendental...
11º) No encerramento, faça um breve resumo do assunto apresentado, destacando seus pontos principais, e faça um apelo por decisões, mudanças de vida e entregas pessoais a Jesus. Após terminar,em seu assento,ore em silêncio agradecendo a Deus pela responsabilidade recebida, e peça que a mensagem cumpra sua finalidade em cada coração presente.

Conselhos Úteis:

· Lembre-se que o púlpito é um lugar sagrado; prepare-se espiritualmente para ir ocupá-lo, examine seu coração e entregue-se a Jesus.
· Ninguém nasceu sabendo, e todos ainda tem muito o que aprender; ainda assim, você está aí porque aceitou o compromisso de abrir a Palavra de Deus. Faça o seu melhor, ciente de que está fazendo um trabalho para Deus.
· Sempre faça tudo quanto estiver ao seu alcance e depois, se necessário, queixe-se a seu Senhor; cobre o cumprimento de Suas promessas e se ponha a trabalhar com confiança. Ficará surpreso com os resultados. Lembre-se que Deus deseja os decididos; decida-se a ficar ao lado dEle, trabalhando com Ele e para Ele.
· Evite abordar assuntos polêmicos,ou que você não domina,poís podem dar origem a discussões desnecessárias.
· Prepare-se apoiado no poder do Céu; dê o melhor de si; separe o melhor de seu tempo; ore,jejue,leia a Bíblia,pesquise, estude muito, escreva, informe-se.
· Aperfeiçoe sua leitura em voz alta, treine até que consiga ler de forma tão natural como se estivesse contando o assunto, como se fosse um apresentador de televisão. Se puder, use um gravador para ouvir sua própria voz, para encontrar possíveis pontos a serem melhorados, e treine, treine, treine exaustivamente, até conseguir a naturalidade necessária. Todos podem, e você ainda mais, pois terá ao seu lado, se pedir, o poder do Deus do universo, que lhe dará mais do você espera.
· Resumindo: se você tirou tempo para preparar-se, se buscou a inspiração do Espírito Santo e se está indo com humildade para o trabalho, com o sincero desejo de ajudar outros a se aproximarem de Jesus, então não tenha medo; faça sua parte cheio de confiança, porque o poder do Céu vai suprir todas as suas deficiências, e vai aperfeiçoá-lo para fazer um trabalho cada vez melhor.
· Lembre que só a prática aperfeiçoa; quanto mais se repete uma tarefa, melhor se pode executá-la. Com a pregação acontece o mesmo: quanto mais prega com fidelidade a Palavra de Deus, melhor e mais competente fica o pregador.
· Não Esqueça: a palavra é uma ferramenta que quanto mais é usada, tanto mais afiada fica . . .

. . .© Copyright Leonardo Araújo - /2008. . .

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito EDIFICANTE, PARABÉNS pelo blog e GLÓRIAS hA DEUS pela tua vida e iniciativa.
Vamos trocar idéias... palavras, preciso de um amigo como você!
TODAS AS BENÇÃOS DE DEUS PARA VOCÊ!!!
SUCESSO...

E-mail: edmilsongrodrigues@hotmail.com