segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Série: "O Grande Rio no Rio Grande"( 1/10)


O Rio de Deus e o Estado do Rio Grande do Norte 

Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus”-Salmo 46.4


    INTRODUÇÃO: Um rio ou flúmen é uma corrente natural de água que flui com continuidade (curso de água). Possui um caudal considerável e desemboca no mar, num lago ou noutro rio, e em tal caso denomina-se afluente. Podem apresentar várias redes de drenagem.
    Muitos rios são utilizados para transporte, chamado transporte fluvial. No seu curso, dependendo do tamanho e volume das águas, e profundidade, navegam navios, barcos,barcaças e outras embarcações menores. Ressalte-se que há rios com corredeiras e quedas d’água que impedem a navegação, bem como há rios navegáveis em apenas parte de seu curso d'água.
    Os rios são importantes fontes, sendo utilizado como fonte de economia(pesca), meio de deslocamento ( comunidades ribeirinhas), potencial elétrico, além de ser reserva de água doce. O Brasil possui inúmeros rios, sendo o Rio Amazonas o seu grande destaque. Concentrando a maior reserva de água doce do mundo.
   Os rios nos tempos bíblicos também tiveram a sua importância na vida do povo de Deus,os quais muitas vezes tiveram uma importância espiritual ao simbolizarem o fluxo de Deus no meio do seu povo.
   Contasse que certo jovem ia todos os dias ao templo de uma pequenina congregação,para ali a sós com Deus,buscar a face do Senhor.Nesses dias ele pegava a chave com o porteiro e se trancava no templo em oração;certa tarde,Deus lhe deu uma visão,nela ele via o mapa do Estado do Rio Grande do Norte e sobre ele um rio de águas puras e cristalinas que corriam por todo o estado.Sem entender a visão ele indagou a Deus o que tudo aquilo significava,foi quando ele ouviu a voz do Senhor que dizia: “Isto não é outra coisa,senão,O GRANDE RIO NO RIO GRANDE”.Neste momento o moço compreendeu o desejo de Deus em se derramar,não apenas sobre este estado ou nação,mas sim sobre todo o “seu povo que se chama pelo meu seu nome”.
    A partir de hoje iremos abordar algumas lições acerca do “Rio de Deus” que corre ao longo da bíblia e da história da sua igreja,até chegarmos ao motivo de escrever esta série,a saber,a necessidade de um grande reavivamento bíblico no Estado do Rio Grande do Norte.

I.NO ÉDEN – Gn 2.10-14

E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços.O nome do primeiro {é} Pisom; este é o que rodeia toda a terra de Havilá, onde {há} ouro.E o ouro dessa terra {é} bom; ali {há} o bdélio e a {ou o ônix, ou o berilo} pedra sardônica.E o nome do segundo rio {é} Giom; este é o que rodeia toda a terra de Cuxe. {ou Etiópia}E o nome do terceiro rio {é} Hidéquel; {ou Tigre} este é o que vai para a banda do oriente da Assíria; e o quarto rio é o Eufrates”(Gn 2.10-14).
     No capitulo 2 de Gênesis há a árvore da vida e o rio que saia do Édem. Ali essa árvore é explicitamente chamada de árvore da vida, A Árvore da vida aponta para o Senhor Jesus, pois Ele disse que é a vida (Jo 14:6), mas a Bíblia diz que a árvore da vida está na margem do rio, e esse rio aponta para o Espírito Santo. O Conceito de rio é vital em toda a Palavra de Deus.
     Esse rio que saia do Édem se dividia em quatro braços, ou seja, possuía quatro extensões.Nós sabemos que o rio aponta para a obra do Espírito de Deus que flui como um rio do nosso interior.O Rio era um só mais tinha quatro braços e esses braços nos falam da obra completa do Espírito Santo em nossa vida.Eles são chamados de Pison, Gion, Tigre e Eufrates.

      1. PRIMEIRO BRAÇO – PISON

      Segundo o historiador Flávio Josefo  o rio Pisom é o rio Ganges(India).
      O ex-primeiro-ministro da Índia Jawaharlal Nehru,em seu livro Descoberta da Índia,atribui ao rio diversos significados simbólicos:

"O Ganges, acima de tudo, é o rio da Índia, que manteve cativo o coração da Índia e atraiu incontáveis milhões às suas margens desde a alvorada da história. A história do Ganges, de sua fonte ao mar, dos tempos antigos aos modernos, é a história da civilização e da cultura da Índia, da ascensão e queda de impérios, de cidades grandes e orgulhosas, de aventuras do homem."

      Pison significa “fluindo gratuitamente” (Is. 55:1). Segundo a concordância Strong também pode ter o significado de “crescimento ou aumento” Isso nos fala do Espírito Santo de Deus, que nos foi dado gratuitamente.
       Isaías 55:1 nos Diz:Ó vós todos os que tendes sede, vinde às águas, e vós que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite”.
      É sem dinheiro e sem preço porque ninguém pode pagar, é a graça de Deus estendida a nós. Esse rio está correndo hoje no meio do povo de Deus, fluindo do nosso interior pela graça.
__ Na margem do rio Pison havia ouro.O Rio da vida tem poder de trazer o ouro. O ouro simboliza a natureza e a glória de Deus.Isso nos mostra que esse rio tem o poder de colocar em nós a natureza divina.
.     Também tem bdélio e ônix são encontrados ali.O bdélio também pode ser traduzido como pérola segundo alguns intérpretes.Essa pedra aponta para a transformação, pois a pérola é um grão de pó que foi transfigurado.

     2. SEGUNDO BRAÇO – GION
     
     Segundo o historiador Flávio Josefo  o rio Gion é o rio Nilo(Egito).
     Gion significa “correnteza forte”. Segundo a concordância Strong, significa “uma correnteza que arrebenta as margens”.
     Isso nos mostra que o rio da vida é um rio de correnteza violenta. Essa correnteza quebra aquilo que está oprimindo e prendendo. Esse rio tem poder de quebrar cadeias, porque a unção quebra o julgo que está sobre as costas.
   
      Isaías 10.27 diz: “o jugo será despedaçado por causa da unção”.
    
Ilustração:Segundo a Defesa civil cidades que são construídas aonde antes era o curso de um rio estão sujeitas a inundações quando as chuvas fortes voltam a cair!!!

      Saiu no Jornal ESTADÃO do dia 28 de janeiro de 2009 a seguinte notícia,escrita pela jornalista Solange Spigliatti:“Rio inunda e provoca alagamentos em cidade de Minas”,
      Na matéria ela diz que “O temporal que caiu sobre a região na Zona da Mata, em Minas Gerais, na noite de terça-feira, provocou o transbordamento do Rio Piracicaba, inundando ao menos três bairros da cidade de Alvinópolis, a cerca de 160 km de Belo Horizonte. A Defesa Civil também informou que só na quarta-feira,dia  28,o número de municípios que estavam em situação de emergência no Estado havia subido para 120. As chuvas já haviam causado 27 mortes e afetado 824.391 pessoas em Minas”.
     Observamos com isto que o crescimento urbano desorganizado e que despreza o meio ambiente e seus inúmeros fatores acaba se tornando,mais adiante,em um grave problema de ordem pública.  
      No mundo espiritual não é diferente,construções,organizações e ministérios que não estiverem alicerçados na rocha(ou seja,vivendo o verdadeiro cristianismo,ensinando,guardando e praticando a palavra de Deus),Igrejas que não tem suas reuniões de líderes,Convenções Gerais(CG),Assembléias Ordinárias(AGO),Concílios de presbitério levando em conta o fluxo do Rio de Deus(a saber,a direção do Espírito Santo),ou ainda pior,líderes que se oponham e tentam impedir,ter domínio ou reter o mover do Espírito Santo,estarão fadados a queda,ruína e total destruição,pois as chuvas temporã e serôdia já começaram a cair e o Rio de Deus já começou a correr...

E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda”(Mt 7.27).

O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai”.(Jo 3.8)

Assim como tu não sabes qual o caminho do vento... assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas”.(Ec 11.5)

Nenhum homem {há} que tenha domínio sobre o espírito, para reter o espírito”.(Ec 8.8)
     
      Porém,para aqueles que estão orando por um grande avivamento,buscando “o tempo do refrigério”,não irão cair diante das coisas terríveis e tremendas que virão.

E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha”(Mt 7.25);

     Antes se alegrarão pelo fluxo do Santo Espírito de Deus no meio do seu povo,pois:

um rio cuja correntes alegram a cidade de Deus,o santuário das moradas do altíssimo”(Sl 46.4)

__Diz a palavra de Deus que esse rio vai para Cuxe, que hoje é a Etiópia. O Fato de ir para cuxe mostra o poder do rio para mudar aquilo que não podemos por nós mesmos. Jeremias 13:23 diz: 

"Porventura pode o etíope mudar a sua pele, ou o leopardo as suas manchas? Então podereis vós fazer o bem, sendo ensinados a fazer o mal".
 
.__Embora não possamos mudar a cor de nossa pele, ou seja, mudar a nossa natureza humana, a forte correnteza do rio de DEUS nos transformar até nos glorificar.
__ O Rio de Deus tem o poder de nos transformar.Não importa o que você era, nem que você é, se esse rio fluir do seu interior, ele tem o poder de transformá-lo.
.
     3. TERCEIRO BRAÇO – TIGRE

     O Terceiro braço do rio é chamado de Tigre(em árabe دجلة, Dijla, em turco: Dicle; na Bíblia Hiddekel).Ele é o mais oriental dos dois grandes rios que delineiam a Mesopotâmia, junto com o Eufrates, que corre desde as montanhas de Anatólia através do Iraque. De fato, o nome "Mesopotâmia" significa terra entre os rios.
     O Tigre tem 1.900 km de extensão. Nasce nos Montes Taurus da Turquia oriental e corre geralmente para sudeste até unir-se ao rio Eufrates, próximo a Al Qurna no sul do Iraque.
     A palavra tigre é Hidéquel em hebraico, e significa “rápido”. Isso aponta para a obra do Espírito Santo em nós que é forte e rápida. Se permitirmos ao rio de Deus mover em nós, veremos a mudança rapidamente.
__Esse braço do rio flui da Assíria. Assíria significa lugar Plano onde o rio inunda. Isto mostra que esse rio é fonte porque inunda a terra, mostrando a fonte de vida abundante do Senhor.
     Nosso Senhor Jesus Cristo nos diz em João 10.10 que “O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância”.
.__Deus quer dar a você uma vida de Inundação, como diz o Salmo 84; quando passar pelo vale árido, você fará desse vale um manancial de vida!

Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração {estão} os caminhos {aplanados,}o qual, passando pelo vale de Baca, {que significa árvores de bálsamo} faz dele uma fonte; a chuva também enche os tanques”(Sl 84.5,6).

     Aquele que é cheio do Espírito, aonde chega não tem sequidão e nem aridez. O ambiente pode estar pesado mais quando chega fica Livre, ainda que esteja tudo seco, por causa do fluir do rio de dentro dele, logo começam a aparecer os brotinhos verdes de vida. Aquele que é cheio de Deus tem vida para si e tem em abundância para abençoar os que estão ao derredor dele também.

     4. QUARTO BRAÇO – EUFRATES.

    O Rio Eufrates(nome tradicional, em aramaico Frot/Frat, Persa antigo Ufrat,e em turco Fırat) é um dos rios que forma a mesopotâmia juntamente com o Rio Tigre, onde hoje se encontra o atual Iraque.
      O rio é formado pela união de dois afluentes: o Kara(Eufrates Ocidental), que nasce nas montanhas orientais da Turquia ao norte de Erzerum e o Murat (Eufrates Oriental), que se origina no lago Van. O rio tem aproximadamente 2.780 km de extensão e sua porção superior escoa por entre canyons e gargantas para o sudoeste através da Síria e depois do Iraque.
__Eufrates em hebraico significa "doce e fértil". Segundo a concordância Strong, significa também “frutífero”. Gloria a Deus porque o último braço do rio nos faz doces e frutíferos diante de Deus. Somente podemos dar frutos se o rio da vida estiver fluindo do nosso interior.
.
“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.Contra estas coisas não há lei”. (Gl 5.22,23)
.
__ CONCLUSÃO:O Rio da vida tem fluido e tem sido assim desde o princípio, em Gênesis, era o rio com os quatro braços que banhava o Édem e que possuía ouro em suas margens (Gn 2:10-14).
__Gloria a Deus por esse rio que nos torna frutíferos que nos da a capacidade de gerar, que cura toda esterilidade.
__Que esses rios possam Fluir do Seu interior Gratuitamente, com correntezas fortes levando toda sujeira e te purificando, que possa ser rápido e possa trazer fertilidade do Senhor pra cada um de vocês.


CONTINUA...
                                                                                                                                                                                                     
                                                                        Em Cristo,Leonardo Araújo
                                                                        Presidente/Fundador do MVEC
                                                                                     

2 comentários:

Eufrates disse...

É MUITO INTERESSANTEE ESSE BLOG ADOREIIII...

Unknown disse...

"Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos" Sl. 126: 6
Pastor, li sua palavra sobre "Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus". Amei a mensagem! Deus lhe abençoe.
Sou carioca, porém meu avô foi pastor da Assembleia de Deus do Alecrim,aí em Natal - RN, Pr Inácio de Carvalho.
E, graças a Deus, há pessoas motivadas pela Palavra de Deus, levando a boa semente, como você.