quarta-feira, 29 de junho de 2011

Série: AO ENCONTRO DE REBECA - Parte 1

 
AO ENCONTRO DE REBECA

                 Uma abordagem prática sobre a dinâmica social no processo da conquista



Através desta nova série de artigos iremos aprender como funciona a dinâmica social no processo da conquista de um conjuge,a partir da história do casal mais famoso da Bíblia,a saber,Isaque e Rebeca.
Quando mergulhamos no capítulo 24 do livro de Gênesis,podemos extrair lições maravilhosas,sobre o que um moço cristão deve fazer quando em busca de uma moça para sua esposa.
O texto diz que Abraão - o pai de Isaque - tomou a decisão de arranjar uma esposa para o filho. Chamou seu servo de maior confiança - Eliezer - e deu-lhe uma grande responsabilidade: buscar uma noiva para Isaque.
Observação importante:Como naquela época os casamentos eram aranjados ,a titulo de analise,iremos usar algumas atitudes de Eliezer como se estas tivessem sido tomadas por Isaque,uma vez que aquele representava este.

1.Quanto mais popular,Menos acessível. 
Compreendendo a dinâmica social

E a donzela era mui formosa à vista,virgem,a quem varão não havia conhecido;[...] E Rebeca se levantou com as suas moças,e subiram[...]” – Gn 24.16,61.
 Parece até um paradoxo,mas é uma realidade(e pode ser facilmente comprovada no dia a dia),quanto mais uma mulher for popular,menos ela será aberta a estranhos.
De acordo com a teoria dos grupos sociais a maioria das mulheres de alto nível são encontradas dentro de um contexto social formado por determinado(s) grupo(s).Estes grupos de pessoas(conhecidos,colegas,amigos e familiares),juntos formam o que chamamos de “círculo(ou teia) social”.Quanto maior a quantidade de círculos sociais da qual uma jovem fizer parte,maior será a sua “prova social”,status,popularidade(Pv 18.24), conseqüentemente,mais difícil será de abordá-la,uma vez que raramente você a achará sozinha(Pv 31.10).
Moço,alguma vez você se perguntou porque lindas mulheres sempre vivem rodeadas de amigos(as)?Isso acaba inibindo um pouco os rapazes mais tímidos e até mesmo impedindo-os de tomar uma iniciativa e se aproximar de uma bela jovem que chamou sua atenção.Se você já “sentiu na pele” essa terrível ansiedade de aproximação sabe muito bem do que estou falando. Você pensa:“Vou esperar até ela ficar sozinha”(e ela nunca fica), você observa que ela está conversando com um rapaz no final do culto e sua conclusão é:“Ele deve ser o namorado dela”(e na maioria das vezes é só um amigo),ou ainda,o medo te domina e você fica se martirizando,dizendo no coração:“E se ela me der um fora?Que terrível.Ainda mais assim,na frente de todo mundo!”
É aí aonde entra a importância de compreender a dinâmica social e entender como estes grupos funcionam.Fazendo assim você poderá aplicar as técnicas,que serão pormenorizadas ao decorrer desta nova série e dar inicio ao processo de conquista de uma determinada moça que está inserida naquele “grupinho” impenetrável da  sua igreja.
 A questão agora é,como fazer para conversar com ela,uma vez que ela está cercada por suas amigas e amigos naquele grupo?
Continua...
Em Cristo,Leonardo Araújo



 



3 comentários:

Rhuan disse...

HAHA, muito boa!
Dinâmica Social é show, entendo bastante disso ai ^^
Muito boa iniciativa, continue assim! Paz ;]

Meu dia feliz disse...

As mensagem e os esboços dos sermãos tem sido uma benção e tem edificados muitas vidas amado.
Que Deus continue te dando graça a fim de que possam continuares sendo usado por ele nas exposições bíblicas

serva do senhor disse...

UMA BENÇÃO AMEI A SÉRIE
DEUS CONTINUE TE USANDO