quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Série: HÁ AMIGO MAIS CHEGADO - Parte 1



Ela é minha amiga!
Numa aldeia vietnamita, um orfanato dirigido por um grupo de missionários foi atingido por um bombardeio. Várias crianças tiveram morte instantânea. As demais ficaram muito feridas, entre elas, uma menina de oito anos, em estado grave.
Ela precisava de sangue, urgente. Com um teste rápido descobriram seu tipo sangüíneo, mas, infelizmente, ninguém na equipe médica era compatível.
Chamaram os moradores da aldeia e, com a ajuda de uma intérprete, lhes explicaram  o que estava acontecendo. A maioria não podia doar sangue, devido ao seu estado de saúde. Após testar o tipo sangüíneo dos poucos candidatos que restaram, constataram que somente um menino estava em condições de socorrê-la.
Deitaram-no numa cama ao lado da menina e espetaram-lhe uma agulha na veia. Ele se mantinha quietinho e com o olhar fixo no teto, enquanto seu sangue era coletado. Passado alguns momentos, ele deixou escapar um soluço e tapou o rosto com a mão que estava livre. O médico pediu para a intérprete perguntar a ele se estava doendo. Ele disse que não.
Mas não demorou muito, soluçou de novo e lágrimas correram por seu rostinho.
O médico ficou preocupado e pediu para a intérprete lhe perguntar o que estava acontecendo. A enfermeira conversou suavemente com ele e explicou para o médico porque ele estava chorando:
- Ele pensou que ia morrer. Não tinha entendido direito o que você disse e estava achando que ia ter que doar todo o seu sangue para a menina não morrer.
O médico se aproximou dele e com a ajuda da intérprete perguntou:
- Mas se era assim, porque então você se ofereceu para doar seu sangue?
- Porque ela é minha amiga!

Como pudemos notar na ilustração anterior,a amizade leva a um sentimento de altruísmo e lealdade, ao ponto de colocarmos os interesses do outro à frente de nosso próprio interesse. Amizade resume-se em lealdade,confiança e amor.
As verdadeiras amizades partem daquelas pessoas que estão dispostas a renunciar determinados prazeres individuais para se colocarem de prontidão ao nosso lado quando necessitamos, com o propósito de se alegrarem conosco com as nossas conquistas ou de nos consolarem e levantarem em momentos difíceis.
A sociedade precisa estar se relacionando, interagindo e se conhecendo. Todos os seres precisam de companhia. Com os jovens, isto é ainda mais necessário.Possuir relacionamentos e companhias é essencial para qualquer adolescente e jovem.                                               
Necessitamos não de apenas conhecer e nos comunicarmos com as pessoas, mas possuir verdadeiras e íntimas amizades que é de vital importância para qualquer indivíduo.Todos precisam de amigos verdadeiros que estejam prontos a ajudar até o fim.
É muito bom ter amigos. São eles que nos entendem, acreditam em nós, estão prontos para nos ouvir, aconselhar-nos, chorar ao nosso lado e lutarem conosco para nos ajudar a alcançar nossos objetivos.
Sabendo desta importância, até mesmo por ser nosso Criador e ter colocado esta necessidade de possuir relacionamentos em nós, Deus nos instrui, como Pai cuidadoso, na Sua Palavra, acerca de amizades.
Antes de falar acerca do que a Palavra de Deus trata sobre este tema e abordar situações específicas sobre os jovens na área de amizades, quero lhe falar que você só obterá sucesso nesta área se seu melhor amigo for o próprio Deus.
No mundo, as pessoas se relacionam com as outras e constroem amizades para suprir a necessidade que possuem de buscar a Deus, e não são completas. Mas, quando buscarmos primeiramente a Deus e depois nos relacionarmos com as pessoas, para juntamente com elas, buscarmos mais ainda a Ele e ajudar uns aos outros a buscá-Lo e a viver a vida proposta por Ele, o nosso sucesso é certo e assim, somos completos e satisfeitos.


Continua...
Em Cristo,Leonardo Araújo

Nenhum comentário: