terça-feira, 30 de agosto de 2011

UM JARDIM NO ÉDEN - Parte 1/3


"E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden,da banda do Oriente, pôs ali o homem que tinha formado". - Gênesis 2.8


O plano original de Deus 

"Estas são as origens dos céus e da terra,quando foram criados;no dia em que o Senhor Deus fez a terra e os céus.Toda planta do campo ainda não estava na terra,e toda erva do campo ainda não brotava; porque ainda o Senhor Deus não tenha feito chover sobre a terra,e não havia homem para lavrar a terra.Um vapor,porém,subia da terra e regava toda a face da terra". - Gênesis 2.4-6

As Sagradas Escrituras nos ensinam que Deus criou todas as coisas e que no princípio da criação a terra estava sem forma,vazia e coberta por trevas(Gênesis 1.1,2).Naquele período o universo não tinha a forma ordenada que tem atualmente.O mundo estava vazio,sem nenhum ser vivo e destituído do menor vestígio de luz.Passada essa etapa inicial,Deus criou a luz para dissipar as trevas(Gênesis 1.3-5), deu forma ao universo(Gênesis 1.6-13) e encheu a terra de seres viventes(Gênesis 1.20-28).
O método que Deus usou na criação foi o poder da sua palavra.Por diversas vezes está declarado: "E disse Deus..." (Gênesis 1.3,6,9,11,14,20,24,26).Ou seja,Deus falou e os céus e a terra passaram a existir.Antes da palavra criadora de Deus,eles não existiam (Salmos 33.6,9;148.5;Isaías 48.13;Romanos 4.17;Hebreus 11.3).
Deus tinha razões específicas para criar o mundo.Dentre elas, Deus criou os céus e a terra como manifestação da sua glória,majestade e poder(Salmos 19.1). Se olharmos a totalidade do universo criado ,desde a imensa expansão do cosmo,à beleza e a à ordem da natureza,ficaremos tomados de temor reverente ante a majestade do Criador.Além disto,Deus criou os céus e a terra para receber a glória e a honra que lhe são devidas.Todos os seres por ele criados devem renderem louvores ao Deus que os criou( Salmos 98.7,8;148.1-10;Isaías 55.12).E por fim,e não menos importante,Deus criou a terra para prover um lugar onde o seu propósito e alvos para a humanidade fossem cumpridos.
A Bíblia nos declara que antes de Deus ter criado o homem,Ele decidiu plantar um jardim no Éden.Este horto seria a habitação do homem,um lugar aonde todas as suas necessidades seriam supridas,um local aonde cada uma das sete áreas da vida humana seria abençoada.

"E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden,da banda do Oriente, pôs ali o homem que tinha formado.E o Senhor fez brotar da terra toda árvore agradável à vista e boa para comida,e a árvore da vida no meio do jardim,e a árvore da ciência do bem e do mal.E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços.O nome do primeiro é Pison;este é o que rodeia toda a terra de Havilá,onde há ouro.E o ouro desta terra é bom;ali há bdélio e a pedra sardônica.E o nome do segundo rio é Giom;este é o que rodeia toda a terra de Cuxe.E o nome do terceiro rio é Hidéquel; este é o que vai para a banda do oriente da Assíria; e o quarto rio é o Eufrates.E tomou o Senhor Deus o homem e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.E ordenou o Senhor Deus ao homem,dizendo:De toda árvore do jardim comerás livremente". - Gênesis 2.8-16 

Como tudo já havia sido criado caberia ao homem tão somente ingressar no repouso de Deus, desfrutar e governar o formoso jardim que Deus havia criado para ele.Foi o Deus bom quem pessoalmente fez o Jardim do Éden para Adão e Eva.Em meio ao jardim o Senhor plantou toda sorte de árvores frutíferas, formosas à vista e boas para alimento.Deus haveria de instruir a Adão e Eva que cuidassem do jardim e que gozassem da bênção que dele iria advir.Estas árvores  deixariam Adão e Eva totalmente livres de quaisquer preocupação com respeito ao necessário para si viver.Nosso Deus é um Deus generoso!
A narrativa diz que no Jardim havia um rio e que este se subdividia em quatro braços,este rio era um manancial de vida e asseguraria ao homem um fluir contínuo de prosperidade em sua vida.Ao longo da história da humanidade podemos observar que à margem dos rios sempre existiram terras ricas e férteis que produziam frutos em abundância. As grandes civilizações do passado sempre surgiram em regiões próximas dos rios,a egípcia e a mesopotâmica são bons exemplos deste fato.
Deus proveu o Jardim do Edén de abundantes tesouros.Um dos quatros rios que nasciam ali era o Pison,o qual rodeava a região de Havilá aonde havia ouro,bdélio e pedra sardônica.De modo que além das árvores que supririam as necessidades de conservação,e o rio da vida,também haviam ricos tesouros no jardim que Deus havia preparado para o homem e sua mulher.Nada faltaria ao ser humano!
O mundo como Deus o criou ao princípio era tal que tudo estava provido para a vida do homem e era possível que ele desfrutasse da prosperidade.Era um mundo de abundância de riquezas materiais tanto como de outras coisas que poderiam satisfazer as suas necessidades diárias.
Após ter plantado o jardim no Éden,Gênesis 1.26 nos declara: 

"E disse Deus:Façamos o homem à nossa imagem,conforme a nossa semelhança;e domine sobre os peixes do mar,e sobre as aves dos céus,e sobre o gado,e sobre toda a terra,e sobre todo réptil que se move sobre a terra".

Em Gênesis 2.7 observamos que:

"Formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida;e o homem foi feito alma vivente". 

Deus criou Adão(e posteriormente a Eva,conforme Gênesis 2.18-25) à sua própria imagem,para comunhão pessoal com o ser humano por toda a humanidade. Deus projetou o ser humano como um ser trino e uno (corpo,alma e espírito), que possui mente,emoção e vontade,para que possa comunicar-se espontâneamente com Ele como Senhor,adorá-lo e servi-lo com fé,lealdade e gratidão.
Tanto o homem,quanto a mulher,foram criados à "imagem" e "semelhança"de Deus. À base desta imagem, podiam se comunicar com Deus, ter comunhão com Ele e expressar de modo incomparável o seu amor,glória e santidade. Eles tinha semelhança moral com Deus, pois não tinham pecado, eram santos, tinham sabedoria, um coração amoroso e o poder de decisão para fazer o que era certo(Efésios 4.24). Viviam em comunhão pessoal com Deus,que abrangia a obediência moral(Gênesis 2.16,17) e plena comunhão.
No afã de provar esta obediência moral do homem,o Senhor Deus fez brotar no meio do jardim "a árvore da ciência do bem e do mal"(Gênesis 2.9;3.3).Esta árvore tinha como finalidade testar a fé de Adão e provar a sua obdiência a Deus e a sua palavra.Como Deus havia criado o homem na forma de um ente moral, este era capaz de optar livremente por amar e obedecer ao seu Criador, ou por desobedecer-lhe e rebelar-se contra sua vontade. 
Sendo assim,"ordenou o Senhor Deus ao homem,dizendo: De toda árvore do jardim comerás livremente,mas da árvore da ciência do bem e do mal,dela não comerás;porque,no dia em que dela comeres,certamente morrerás"(Gênesis 2.16,17).
É interessante notar que como Adão ainda não tinha presenciado nenhuma morte humana,ele teria que aceitar por fé a declaração divina sobre o risco de sua morte. Logo, enquanto Adão cresse na palavra de Deus e a obedecesse,viveria para sempre e em maravilhosa comunhão com Deus.Se pecasse e desobedecesse,colheria a ruína moral e a ceifa da morte.  
Observe quão maravilhoso era o plano original de Deus para o homem.Desde que ele fosse obediente a palavra de Deus,a vida no Jardim do Éden seria maravilhosa, ao ponto deste lugar também ter ser conhecido,como "o Paraíso".
Perceba que todas as áreas da vida de Adão haviam sido abençoadas por Deus,Ele desfrutava de uma vida mental abundante,ao ponto de dar nome a todos os animais existentes(Gênesis 2.19,20);Além de gozar de uma vida física abundante,já que Adão não adoecia,uma vez que a enfermidade e a morte só surgiriam após sua queda,como consequência do seu pecado.Ele desfrutava de uma vida social e sentimental abundante,já que ao ver o Senhor que não era bom que ele estivesse só,fez para Adão uma adjuntora que estivesse como diante dele(Gênesis 2.18,21-24).Se não bastasse,Deus ainda abençoou a sua vida profissional,lhe dando o serviço de lavrar e guardar o jardim que Ele mesmo plantara para o homem(Gênesis 2.5,15),e sua vida financeira,fazendo com que Adão não tivesse necessidade alguma,uma vez que poderia comer livremente de toda árvore do jardim(Gênesis 2.16),beber da água do rio da vida,o qual tinha às margens do Pison,na terra de Havilá,ouro,bdélio e a pedra sardônica(Gênesis 2.11,12).Contudo o mais maravilhoso de tudo,era a bênção que Adão tinha sobre sua vida espiritual,o próprio Deus vinha passear no jardim pela viração do dia para que o homem desfrutasse de sua presença(Gênesis 3.8). 
A vida no horto ia muito bem até um certo personagem entrar em cena...   

Continua...


Nenhum comentário: