terça-feira, 30 de agosto de 2011

UM JARDIM NO ÉDEN - Parte 2/3


 O plano do Diabo 

"Ora,a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o Senhor Deus tinha feito.E esta disse à mulher: Não comereis de toda árvore do jardim?E disse a mulher a serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,mas,do fruto da árvore que está no meio do jardim,disse Deus: Não comereis dele,nem nele tocareis,para que não morrais.Então, a serpente disse à mulher:Certamente não morrereis.Por que Deus sabe que,no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus,sabendo o bem e o mal.E,vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer,e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.Então,foram abertos os olhos de ambos,e conheceram que estavam nus;e coseram folhas de figueira,e fizeram para si aventais. E ouviram a voz do Senhor Deus,que passeava no jardim pela viração do dia; e escondeu-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus,entre as árvores do jardim". - Gênesis 3.1-8 

Como vimos anteriormente, a raça humana estava ligada a Deus mediante a fé na sua palavra como a verdade absoluta.
Satanás sabendo disto arquiteta um plano sutil. Ele decidiu controlar a serpente e usá-la como instrumento para efetuar a tentação na mulher.Seu objetivo era claro e definido:Destruir a fé que Eva tinha naquilo que Deus lhe dissera,causando dúvidas contra a palavra divina. Satanás,estava insinuando,que Deus não estava falando sério,quando disse que caso eles desobedecessem iriam morrer,pelo contrário,segundo o diabo,caso eles comessem daquele fruto,os tais,teriam os olhos abertos e seriam como Deus,sabendo o bem e o mal.
Uma vez tentada,Eva tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Contudo eles não se tornaram deuses.Satanás,"o mentiroso e pai da mentira"(João 8.44), os havia enganado!
 Ao invés da oniciência divina,Adão e Eva receberam um sentimento de culpa e consciência do seu pecado. 
Até aquele momento eles viviam em uma inocência moral,a nudez não era imoral, nem lhes causava sentimento de vergonha(Gênesis 2.25), contudo, depois de pecarem, ambos tiveram conciência de que estavam nus, o que os levou a coserem folhas de figueira para fazerem aventais e se cobrirem.Mas o pior ainda estava por vir.
Agora consciente do seu pecado,Adão teve medo de Deus e resolveu esconder-se da sua presença entre as árvores do jardim. Isso foi resultado da sua morte moral e espiritual, poís, quando Adão pecou a sua natureza se tornou pecaminosa e a morte espiritual destruiu a comunhão que antes ele tinha com Deus.Sendo assim,ele acabou dando origem à lei do pecado e da morte sobre a totalidade da raça humana( Gênesis 5.12;8.2;1 Coríntios 15.21,22).
Segundo a lei da semeadura,registrada em Gálatas 6.7:

"[...]Deus não se deixa escarnecer; porque tudo que o homem semear, isso também ceifará". 

E foi justamente isto que aconteceu.Como o homem,devido o seu medo,se escondeu da presença de Deus,o Senhor toma a iniciativa e estabelece um diálogo com o homem. O momento de prestação de contas havia chegado.
Após uma série de trocas de acusações entre o homem,a mulher e a serpente,Deus estabeleceu um série de castigos.
A primeira a receber o castigo divino foi a serpente,que por ter sido amaldiçoada,haveria de andar sobre o próprio ventre e comer pó todos os dias da sua vida.Além disto,Deus estava pondo inimizade entre a serpente e a mulher e a semente de ambas(Gênesis 3.14,15).  
Devido o fato da mulher ter tentado ficar livre de Deus e de ter agido independente do seu marido,quando deveria ser sua adjutora(Gênesis 2.18),Deus determinou que ela sofresse com dores terríveis no momento do seu parto,além de a partir daquele dia sentir uma profunda atração por Adão e do governo dele sobre ela.
O castigo imposto ao homem foi que o seu trabalho,o qual até então era fácil e prazeroso(Gênesis 2.15),se tornaria árduo,laborioso,porém necessário para que ele não morresse de fome(Gênesis 3.17-19);Além disto,Adão experimentaria a morte física,o seu espírito seria retirado de seu corpo(Tiago 2.26),e se tornaria em pó(Gênesis 3.19b; Eclesiastes 12.7).
Como Adão e Eva tentaram igualar-se a Deus e determinar seus próprios padrões de conduta,acabaram perdendo a perfeita comunhão com Deus.Começaram a fazer seu próprio julgamento entre o bem e o mal. Tal coisa nunca foi da vontade de Deus, pois Ele pretendia no seu plano original que eles conhecêssem somente o bem,e para isso,deveriam depender dEle e da sua palavra.Não foi isso que aconteceu.E por consequência,o Senhor lançou o homem fora do jardim do Éden e pôs querubins ao oriente do jardim e uma espada inflamada que andava ao redor,para guardar o caminho da árvore da vida,para que o homem não estende-sse a mão,e comece do seu fruto e vivesse eternamente naquela condição de pecado e distante de Deus(Gênesis 3.22-24).
   
 Continua...    

Nenhum comentário: