terça-feira, 30 de agosto de 2011

UM JARDIM NO ÉDEN - Parte 3/3



O plano de Deus através de Cristo

"Então, o Senhor Deus disse à serpente:Porquanto fizeste isso,maldita serás mais que toda besta e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás e pó comerás todos os dias da tua vida.E porei inimizade entre ti e a mulher e entre tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirá o calcanhar". - Gênesis 3.14,15. 

Antes do Senhor Deus fazer para Adão e sua mulher túnicas de peles para que eles se vestissem(Gênesis 3.21),o Senhor,declarou a serpente que haveria inimizade entre a sua semente e a semente da mulher.Que esta feriria a sua cabeça e que aquela lhe feriria o calcanhar.
Deus estava dando uma verdadeira reviravolta na história.Até então parecia,que Deus fora pego de surpresa,que o plano do diabo tinha logrado êxito e que o propósito original de Deus para a humanidade havia sido frustrado.
Contudo,ao afirmar que a semente da mulher haveria de esmagar a cabeça da serpente,Deus estava revelando um plano muito maior do que o plano do diabo.Ele estava descortinando o maravilhoso plano da redenção do mundo.
Através deste plano,Deus e toda a raça humana haveriam de obter a vitória final contra Satanás e o mal.
Uma pergunta,porém,pode surgir neste momento,afinal de contas,que plano é esse? 
   
João 3.16,17,respondem esta questão:

"[...]Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito,para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.Por que Deus enviou o seu filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele".

Isto mesmo! Como o homem não tinha como se justificar diante de Deus pelo seu pecado,o próprio Deus tomou a iniciativa de restaurar a comunhão perdida com o homem.Que coisa tremenda,a parte ofendida se disponibilizando a tomar o lugar do ofensor!
Verdadeiramente,"tudo isso provém de Deus,que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo e nos deu o ministério da reconciliação,isto é,Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo,não lhes imputando os seus pecados,e pôs em nós a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo,como se Deus por nós rogasse.Rogamo-vos,poís,da parte de Cristo que vos reconcilieis com Deus.Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus"(2 Coríntios 5.18-21).
O plano de Deus para a minha e a sua vida é que nós possamos desfrutar da comunhão plena que o homem possuía com o seu criador no jardim do Éden.Porém,devido o pecado original,cometido pelo primeiro Adão,Deus teve por necessidade enviar um segundo Adão,a saber Jesus Cristo,o seu único filho,para que através dele pudêssemos nos reconciliar com Deus.

"Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo" -1 Coríntios 15.22. 

 Como disse anteriormente a vida no Éden era realmente maravilhosa. O homem desfrutava da bênção de Deus em todas as áreas da sua vida.Tudo ia muito bem,até que Satanás, a antiga serpente, resolveu interferir no relacionamento do homem com o seu criador.
Jesus Cristo,porém,sendo,o filho de Deus,a semente da mulher que haveria de esmagar a cabeça da serpente, foi enviado pelo Pai e se manifestou para destruir as obras do diabo, restaurando através da sua obra,a comunhão perdida entre o homem e Deus.

Em João 10.10,vemos claramente o contraste entre o plano do diabo e o plano de Deus através de Cristo:

"O ladrão não vem senão a roubar,a matar e a destruir; eu [Jesus Cristo] vim para que tenham vida e a tenham com abundância".

Nos artigos posteriores iremos analisar cada uma das sete áreas da vida humana, tomando por base quatro focos principais,a saber,o plano original de Deus (revelado no Éden), o plano do diabo(revelado ao longo da narrativa bíblica e da história humana),o plano de Deus em Cristo(revelado no seu ministério terreno e no novo testamento) e o plano de Deus no tempo do fim(que será revelado na eternidade,quando a comunhão plena com Deus será totalmente restaurada).

Venha conosco participar deste estudo e desfrutar do maravilhoso plano de Deus para a sua vida!

Em Cristo,Leonardo Araújo



Nenhum comentário: